Movimento

Image by pikisuperstar on Freepik

Quem passou por aqui antes, há poucos dias, lembra do meu bloquinho? Da lista de temas sobre o que escrever? Pois é, “movimento” era o primeiro. Mas é curioso como – sem mudar o ponto de partida – tudo virou de cabeça pra baixo na última semana. Melhor, ainda está virando.

É, muita coisa na minha vida quando comecei a lista estava me obrigando a me movimentar. E eu não gostava nada daquilo, daquela obrigação. Mas, ainda assim, tinha a intenção de pensar a respeito, de buscar o porquê daquilo tudo ser tão importante, o que havia de positivo etc etc etc. Mas…

Aristóteles falou sobre forças e movimento, Galileu o refutou e Newton resolveu tudo com sua primeira lei, a da Inércia. Resumindo, um corpo parado tende a ficar parado e um em movimento tende a ficar em movimento, até que alguma força seja aplicada sobre ele. E aqui eu quero contar o segredo: ainda que sem perceber ou entender o que fazia, eu apliquei uma baita força contra o que rolava, pra não ter que me mexer.

Outra coisa que vou contar: o nome dessa força contra que eu aplicava, em bom carioquês, é cagaço. É, não tão fino, mas muito preciso.

E se hoje eu consigo entender e nomear, é porque fui obrigado de tal forma a me mexer e a pensar a respeito que – agora posso dizer – funcionou. Não, eu não disse que resolveu, só que funcionou. Ser obrigado a me movimentar e a pensar funcionou.

E se falo disso hoje é porque reconheço não apenas o sentimento, mas cada passo.

Sobre tudo o que andei escrevendo e conversando nos últimos dias, ainda tem muita coisa pra resolver. Por exemplo, entrar em contato com algumas pessoas. Tive um bom almoço na semana passada, terei um grande encontro (mediado, combinado, arrumado) na próxima quarta. Respondi mensagem de gente com quem não falava há anos. Mas ainda há muita gente pra procurar. Será feito.

Por que a passo de cágado? Porque ainda é a velocidade que consigo. Porque é preciso lidar com muitos medos nesse processo.

Há outras mudanças sendo construídas, o que vai demandar muito movimento. E sabem quem está aí, de prontidão? O cagaço.

Racionalmente, é claro que eu sei que não tenho como controlar as reações das outras pessoas. Também é óbvio que não sei o que vai acontecer se eu tratar de me movimentar. Mas ficar parado, é aquilo né…?

Vi por aí que Exu nos ensinou a ser forte em 2023 para nos ensinar a vencer em 2024. Se tem alguém que sabe o tanto que preciso me mexer e que vitórias são essas que eu procuro… Sentinela e protetor, é o mensageiro e o Orixá da Comunicação. Acaso?

Que assim seja. Laroyê Exu!

Comente