Ô Zezé…

caldo_verdeSou desses que come bem. E esse comer bem é bem mesmo. Não, não tem nada a ver com esse mundo moderno em que tudo tem que ser saudável e cheio de gueri-gueri. Falo de coisas gostosas de verdade e, sempre que possível, em grande quantidade. E não é por acaso, claro. Afinal, dos quatro avós, três são das alterosas. De quebra, por lado de mãe, a Itália está no sangue.

E minha mãe é daquelas mineiras imbatíveis num fogão. E alguns de seus pratos são históricos. Pernis, lombos, seu feijão e seu tutu, a moqueca capixaba, uma língua na panela de pressão com batatas coradas (não apenas gosto como é meu preferido) que vou te contar. E se vocês estão aí achando que isso é coisa de filho puxa-saco, se me dispusesse a buscar testemunhos…

Infelizmente, com a idade avançando, vem também aquela história de controlar a alimentação, temperos etc. por conta das taxas. E infelizmente, aquele sabor espetacular foi desaparecendo. Mesmo assim, de vez em quando, aquele brilho reaparece.

Ao que interessa, pois. Quarta-feira ela me liga dizendo que ia fazer um caldo verde, se eu queria um pouco. Na última vez que ela fez uma sopa, mandou aqui pra casa uma panela daquelas grandes, abarrotada. Dessa vez, por conta da lingüiça que aqui em casa só eu como, ela separou um pouco menos. Sabe aqueles potes de dois litros de sorvete? E quando eu passei lá pra pegar, veio o aviso: “coloquei muita lingüiça, porque ela tá picante”

Minha mãe contou várias e várias vezes que, depois de casar e se mudar para o Rio, meu avô – quando batia a saudade – meio que se perdia pela roça e olhando pra terra gritava: “ô Zezé fiadaputa!” Pois o caldo verde estava de comer de joelhos. E aí lembrei do Zé Sirelli.

Comente

