Cara a cara

Então 2015 começou pra valer e é hora de trabalhar, tentar fazer desse ano novo um muito melhor do que o último.

E a Elephas já está a todo vapor, em busca de novos clientes, desenvolvendo projetos, prestando consultoria e promovendo cursos. O primeiro do ano será Conceitos de comunicação para profissionais de RH e segue com inscrições abertas

Um dos temas que será abordado será abordado é a comunicação face a face. E sobre isso, o portal Comunicação Integrada publicou o artigo abaixo, deste que vos bloga.

Face a face e a comunicação de recursos humanos

Conceitos de comunicação para profissionais de RHDepois de cerca de 30 anos de evolução contínua dos processos de comunicação interna e do surgimento e adaptação das novas mídias e tecnologias às necessidades corporativas, chegamos ao ponto de onde – na verdade – o processo, como um todo, deveria ter começado: a comunicação face a face.

Não há grande novidade no que está dito neste texto, há pelo menos 10 anos o tema virou foco de discussão no ambiente corporativo, seja em equipes de Recursos Humanos, seja em equipes de Comunicação. Mesmo assim, o processo face a face continua relegado como algo menor ou sofreu tentativa de mecanização ou processualização, quando deveria ser algo orgânico, natural.

“A principal responsabilidade do profissional de Recursos Humanos é cuidar de gente (…) pois desde o momento da seleção de um candidato até o instante da entrevista de saída, são as pessoas de Recursos Humanos que acompanham, controlam, pagam e desenvolvem esse funcionário. Junto com essa responsabilidade, é necessário se comunicar com ele.” (Passadori, 2006)

Quando apontamos nosso olhar para a área de Recursos Humanos, a comunicação clara e com credibilidade é uma necessidade facilmente identificada. A razão para isso é simples, pois – como diz Reinaldo Passadori – o RH é o elo de ligação entre o colaborador e a organização.

É necessário perceber que toda a comunicação de Recursos Humanos é crítica, pois todas as ações e processos de RH influem, direta ou indiretamente, na carreira de cada um dos empregados da organização. É nesse momento que a credibilidade é fator fundamental e onde se torna necessária a presença do líder.

“Na Era do Conhecimento, o sucesso não depende apenas de quem é mais esforçado, esperto ou experiente. Mesmo os caminhos convencionais como talento, experiência, motivação e conhecimento não são mais suficientes. Hoje, cada um também deve dominar a arte de usar a palavra e seus efeitos. Nada mais justo, já que somos instrumentos e produtos da nossa comunicação com o próprio potencial. Uma vez que os funcionários banalizaram esse tipo de comunicação, os líderes têm a missão de levar cada um a resgata-la, porque ela resulta na comunicação ideal nas empresas. Acima de tudo, portanto, a liderança está ligada ao conceito de comunicação.” (Mendana, 2004)

Pois é, há cerca de 10 anos vivíamos o que era chamado de era do conhecimento, com a explosão desenfreada de mecanismos de comunicação, acelerando a circulação das informações. Hoje, com a “estabilização” das redes e mídias sociais – inclusive com sua utilização no ambiente corporativo -, vivemos o que se pode chamar de era do relacionamento. Ainda assim, um modelo de relacionamento que não suporta a comunicação face a face, pois baseado em ferramentas tecnológicas.

Quando se fala em mudanças nos processos de RH, é a força de trabalho que ‘exige’ que a comunicação seja feita de maneira direta e, preferencialmente, pelo líder. Pesquisas realizadas durante mais de 20 anos por Larkin e Larkin, sobre comunicação nas empresas, em diversos países, sugerem que os empregados preferem a comunicação face a face ao vídeo, por exemplo, na proporção de 2 por 1.

As mesmas pesquisas indicam que publicações e impressos devem servir para orientar as discussões face a face, mas nunca substituí-la. Assim, os gestores precisam perceber que os empregados só mudarão o modo de executar seu trabalho se forem informados do que se espera deles por uma fonte familiar e digna de crédito. Segundo T.J. Larkin, essa ‘necessidade’ da força de trabalho da comunicação pelo líder ocorre pela simples proximidade nas relações de trabalho.

“O contato deve ser direto do comunicador com o gestor para, aí sim, ocorrer a comunicação com os funcionários. Esse é o primeiro ponto importante. O segundo ponto é a comunicação face a face, o contato direto. E a terceira coisa é comunicar os fatos, o que acontece na empresa. O principal é ter o chefe comunicando as coisas. Isso ocorre porque os empregados confiam no chefe ou diretor porque eles o veem todo dia, sabem da sua vida, até conhecem a família. Isso não ocorre com o comunicador que, às vezes, entra para dar um recado num dia e quase não mantém contato. Eles não conhecem a pessoa do comunicador e, assim, não conseguem estabelecer um laço de confiança.” (Larkin, 2006)

Em resumo, mesmo correndo o risco de parecer simplório devido à evolução tecnológica e possibilidade de utilização de novas mídias, a forma mais eficiente de comunicação corporativa – especialmente em temas de Recursos Humanos e mudanças em seus processos – está exatamente na base de toda a teoria da comunicação e na identificação correta de seus componentes (emissor, receptor, mensagem, canal de propagação, meio de comunicação, resposta e ambiente), onde o líder é o emissor ideal para a comunicação efetiva.

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