Otimizando o fluxo de ar

Termina hoje a primeira semana de testes da F1 em 2014. Nada, nenhuma impressão definitiva é possível e analisar os tempos de volta é inútil. Mesmo assim, algumas coisas são fáceis de notar: a Mercedes confirmou os boatos do ano passado e é a montadora melhor preparada (o que não quer dizer que as outras não tirem o atraso a tempo). Mercedes e Williams são bem nascidos. A Sauber tem cheiro bom. Alonso não reclamou de nada, apesar dos problemas, o que indica que a Ferrari também. A Renault tem problemas e ver a Red Bull ter que lutar para superá-los é interessante, por motivos óbvios.

Mas e a Lotus, que não apareceu? Que as coisas não vão bem por lá, todo mundo que acompanha um pouquinho o noticiário da categoria já está cansado de saber. O problema, como sempre, é a falta de grana. Não por acaso, perdeu Kimi para a Ferrari e mais um monte de gente boa da equipe técnica.

Lotus_assimetricoA outra notícia da Lotus, nessa semana, tem a ver com seu bico diferente de tudo o que apareceu até agora, uma espécie de plug de tomada. Mas aí apareceu essa foto aí, que eu ainda não tinha visto. E o Marcos Chavarria explica o porquê de algumas coisas (em relação ao regulamento) e especula sobre algumas das razões da ausência do time em Jerez (além da óbvia falta de grana). Desconfio que ele acertou em tudo. Mas não aprofundou um tema relevante.

Ele levanta a hipótese de, se a Lotus estiver certa, todas as outras a copiarem ou gritarem contra. Foi assim com o difusor duplo da Brawn, por exemplo. Mas qual a grande diferença ou vantagem que esse bico de tomada pode trazer?

Reparem que as pontas do bico vão bem à frente da asa. Esqueçam os ‘gonzos’ e pensem em Ferrari e Mercedes (os aspiradores de pó). Os bicos seguram a asa com dois pontos de apoio que formam a boca do aspirador. Agora, no caso da Louts, ela faz o mesmo. Mas, lançando as pontas, mesmo que de forma assimétrica, ela cria um túnel de aceleração do ar que passa pelo bico para debaixo do carro. Num mundo que briga por pentelhésimos de segundo, é uma boa sacada. Ao menos na teoria.

Não acho que cause o efeito do difusor duplo, mas vai que…

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s