Tom maior, tom menor

Comumente, dizemos que cada música tem um tom. Na verdade, música está dentro de uma tonalidade. Isso significa que, dependendo da distância entre as notas da escala utilizada em sua composição (tons e semitons), a tal tonalidade pode ser maior ou menor. E daí?

Daí que isso influi diretamente no objetivo de uma composição, no conjunto de sentimentos e sensações que se pretende transmitir. Apesar do contrário não ser impossível, a média diz que a escala maior é feliz, alegre, vibrante, enquanto a menor é triste, algo melancólica e sorumbática.

E por que diabos estou aqui tentando traduzir o pouco de teoria musical que conheço? Porque recebi do Giorgio a dica deveras interessante de um canal do Youtube: Oleg Berg.

Oleg  BergMúsico e engenheiro ucraniano, o sujeito tinha o sonho de transformar as músicas tristes em alegres. E não é que ele fez isso e muito mais?

Trabalhando as tonalidades das canções, ele as mudou estruturalmente sem tirar suas identidades. Quando você ouve, rapidamente reconhece. Mas é impossível não notar que há algo muito diferente.

Enfim, como em todo projeto experimental, no Major Vs Minor há muita coisa boa e muita coisa ruim. Entre as que mais gostei, o tema da Pantera Cor de Rosa, Tears in Heaven e Summertime. A brincadeira que fez com Don’t worry, be happy também ficou bem interessante. Em compensação, a trilha de O Podereso Chefão ficou uma bosta.

A questão é que, independente do resultado final, todo mundo que gosta de música deve conhecer o trabalho do sujeito. E tem muita variedade no canal, de (quase) todos os estilos.

Abaixo, a canção que o carcamano usou como isca para me fisgar. Também ficou muito boa.

P.S.: como seria o resultado de um trabalho assim com os sambas de Paulinho e Martinho? Fiquei curioso…

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s