Habemus Chico!

Papa Francisco / Foto: Gregorio Borgia/APO que mais me impressionou nesse conclave foi o climão de copa do mundo que a cobertura da imprensa brasileira deu à coisa. Depois da fumaça branca, cheguei a imaginar que no momento em que Dom Odílio aparecesse na sacada, ouviríamos a vinheta: Brasil-il-il!!! Logo depois, a nova versão para marcha famosa: “o Trono de Pedro é nosso, com o brasileiro não há quem possa”… Gostaria muito de saber se no resto do mundo também foi assim.

Ficou um certo ar de surpresa com a rapidez da eleição, apenas um dia e meio, uma das mais rápidas da história. Mas pensando bem, como lembrou a dona da minha vida, faz um mês que o Bento anunciou a renúncia e aconteceram trocentas reuniões antes do conclave começar. Então não tinha muito porque demorar mesmo. Mesmo assim, reza a lenda que o novo papa só não foi anunciado logo na primeira votação por culpa do próprio Odílio.

Informações fidedignas contam que o cardeal gaúcho recebeu os votos necessários logo de primeira. Aí, veio o ritual. Aceita? Aceito. Qual será seu nome? Lula II. Por motivos óbvios, fumaça preta…

Piadas quase ruins a parte, a escolha do argentino tem muito mais a ver com o desejo de renovação expressado por Bento do que com origem geográfica do novo ungido. A chave da questão, me parece, é que ele é um jesuíta.

A Companhia de Jesus (e seus membros) é missionária, catequista, educadora, adepta da simplicidade e absolutamente ciosa da doutrina. Tudo ao contrário do que, nos últimos anos, se tornou a cúpula da igreja, envolvida em escândalos sexuais, financeiros e políticos. Mais mundano, pois, impossível.

Se serve de consolo para a turma da rivalidade, o certo é Bergoglio – doravante, Chico –, com o trabalho que terá que fazer, entrou pelo cano. Pensando no que aconteceu com João Paulo I (e até hoje não foi explicado), chego a ter dúvidas se vai conseguir dormir tranquilo daqui pra frente. Que Deus o abençoe.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s