Um som da pesada

Sharon Jones & The Dap Kings / DivulgaçãoEsse post bem poderia ser o primeiro de uma séria série sobre música. Algo como ‘Isso é que é funk, porra!’. Mas não seria bonito, né não?

A amiga e designer Ivana Rezende, que além de bons olhos e idéias, tem também bons ouvidos, mandou o link. “Um som da pesada!”, como diria Nélson Motta, foi minha primeira reação. Depois, a banda me lembrou algo – apesar de não reconhecer a voz. Dei uma remexida naqueles arquivos que ficam no fundo do cérebro, com as gavetas meio empoeiradas e até emperradas, e encontrei.

The Dap Kings, a banda que – sem sua vocalista Sharon Jones – gravou e deu a alma do disco Back to Black, de Amy Whinehouse.

Sharon Jones & The Dap Kins estão juntos desde os anos 1990, mas a coisa começou a andar de verdade na década seguinte, a partir de uma temporada em uma boate no verão de 2001, em Barcelona. Na volta, lançaram oficialmente o álbum Dap Dippin’ (na Europa, prensaram algumas centenas de cópias que foram vendidos localmente para bancar a estadia da banda).

Uma das características da gravadora Daptone – além de manter um elenco pequeno que só toque funk e soul – é evitar os métodos de gravação atuais. Sharon Jones & The Dap Kings são a ponta de lança de um projeto que pretende captar a essência do estilo utilizando apenas equipamentos analógicos, como se fazia entre as décadas de 1960 e 1970.

Hoje, a discografia da banda já tem cinco álbuns e alguns singles. Além do vídeo aí em cima, vale muito a pena ouvir seus discos: o terceiro é 100 days, 100 nights (2007); o quarto, com destaque para a última faixa, é I Learned The Hard Way (2010); e Soul Time (2011).

Pra começar a semana, tá muito mais do que bom.

Anúncios

2 comentários em “Um som da pesada

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s