Burrice pouca é bobagem

Yoani Sanchez / Foto: Ueslei Marcelino - ReutersEstou realmente impressionado com a bagunça que anda acontecendo por conta da visita de Yoani Sánchez ao Brasil. Estou mesmo de boca aberta com a reação do PT e PC do B, esses grandes representantes da democracia brasileira.

Os ataques virulentos de militantes na Bahia e a reação dos deputados à sua visita ao nosso congresso nacional são absolutamente incompatíveis com o que representa a blogueira.

Como sou um sujeito prático demais, é provável que não consiga alcançar – filosófica,  sociológica ou antropologicamente – a real importância dessa moça nem perceber sua dimensão histórica. Então, vou tentar – bem aos pouquinhos – ser claro sobre tudo o que penso a respeito de todo o imbróglio.

Primeiro de tudo: parto do princípio que Cuba é uma bosta. Porque considero toda e qualquer ditadura uma grande bosta. Sim, eu sei que há uma série de boas coisas por lá. Mas por aqui também havia quando do regime militar. E nem por isso podemos dizer que a ditadura fez bem ao Brasil. É o mesmo caso, que me perdoem os xiitas de plantão.

Yoani explodiu na mídia quando, em 2007, criou o blog Generatión Y, de oposição ao regime cubano. Notável, uma vez que se opor ao governo dos irmãos Castro, em Cuba, é proibido. E isso, seus posts pela liberdade de expressão, o fim do embargo econômico e da possibilidade de ir e vir a qualquer lugar na hora que bem entender, é corajoso e digno mesmo de muitos elogios. Então, parabéns.

E daí? Daí que todo o resto sobre o que fala, como a implantação de um certo ‘capitalismo sui generis’, não tem bases sólidas nem argumentos fortes o suficiente para lhe dar o cartaz que tem. Yoani, em regra, é fraca, pueril. Na verdade, seu blog é até curioso do ponto de vista de um certo olhar sobre o dia a dia na ilha. Mas não mais que isso.

Na verdade, Yoani não chega nem a ser um problema real para o governo cubano, não tem força para interferir em nada no país. Na verdade, a expressão ‘para inglês ver’ cai sobre ela como um luva.

Mas aí a moça consegue sair da ilha e prepara uma espécie de turnê mundial, iniciando pelo Brasil. E aí, os nossos grandes democratas – aliados ferrenhos do governo – fazem o quê? Merda. Desculpem, mas não cabe aqui outro termo.

Em tese, ao menos por enquanto, vivemos no Brasil um estado democrático de direito. E quais são os princípios básicos da democracia? Liberdade individual e de expressão. Não é característica da democracia ver a maioria ganhar uma discussão na marra, mas o direito de todos (principalmente as minorias) apresentarem seus argumentos. A existência da divergência é fundamental para o fortalecimento da democracia. E definitivamente não é isso que andam praticando o PT e o PC do B, e seus militantes.

O que aconteceu na Bahia é absurdo, inaceitável. E o que houve hoje no congresso é vergonhoso. Além de ir contra a nossa constituição (que beleza de partidos, heim?), são atitudes e posturas tão burras que acabam dando à moça mais cartaz e notoriedade do que ela teria se tudo acontecesse dentro da normalidade. Ou seja, apenas mais argumentos para todos que descem o pau em Cuba.

P.S.: andaram perguntando a moça quem é que paga sua viagem. E ela nunca escondeu que tem lá suas fontes de receita, como a contribuição de várias ONG – inclusive a Anistia Internacional. Pois eu queria muito saber quem e como são pagos os militantes que, perseguindo a moça, andam fazendo bagunças e piquetes no horário que deveriam estar trabalhando. Porque nem relógio trabalha de graça, não é?

Anúncios

2 comentários em “Burrice pouca é bobagem

    1. Obrigado. Na verdade, você matou a charada. Todos, os contra e os a favor, só têm usado o fígado. E o problema do mundo de hoje (especialmente o Brasil) é o que maniqueísmo nunca foi algo tão forrte. Mas isso é coisa pra outro dia, outro texto.

      Curtir

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s