Ah, os democratas…

Será que sou paranoico? Será que ninguém está se dando conta do risco que estamos correndo?

O partido do governo e seus aliados gostam de cuspir por aí que o Brasil é uma das maiores democracias do mundo etc. e tal. Basicamente, dizem isso por conta do nosso amplo processo eleitoral. Mas esquecem de detalhes básicos.

Sim, é claro que o direito ao voto (e não o dever, como aqui) e a existência de eleições são importantes para a democracia, mas seus valores básicos são – na verdade – a liberdade individual e de expressão. Você pode fazer uma eleição por mês, mas se as pessoas não forem realmente livres para tomar suas decisões e lidar com suas conseqüências não haverá democracia.

Todo esse introito foi provocado por três fatos que, aparentemente, não têm qualquer relação: Inocência dos Mulçumanos, Monteiro Lobato e Ted.

Sobre o primeiro, ninguém tira da minha cabeça que tudo não passou de uma grande encomenda que serviria de pretexto para começar uma grande confusão; ninguém me tira da cabeça que um egípcio, em sã consciência, jamais faria um filme sacaneando Maomé por livre e espontânea vontade. Mas essa é outra discussão e aqui, o que importa, é que a justiça mandou o Youtube tirar o filme do ar em todo o território nacional. Sinto muito, mas concordando ou discordando do filme, isso é censura. Simples assim.

Sobre o escritor brasileiro, eu achei que essa história já tinha acabado. Mas a novidade é que o livro Caçadas de Pedrinho já está no STF. Tudo porque a ditadura das minorias organizadas e do politicamente correto o acusa de racismo, sem se preocupar em educar nossas crianças de verdade e preparar os professores para o tema, para falar sobre a época e o contexto em que a obra foi produzida. Resumidamente, censura.

Por fim, a farofa do dia é a confusão armada pelo deputado Protógenes Queiroz, aquele delegado de operações fabulosas da PF. Ah, ele foi eleito pelo PCdoB. Pois o sujeito levou o filho de 11 anos para assistir Ted, o filme. E ficou ofendido e tentou tirá-lo de cartaz. Tudo porque não leu que sua classificação é não recomendado para menores de 16 anos. Apesar de fofinho, a história do ursinho não é nada leve: o bichinho de pelúcia bebe, fuma e adora uma sacanagem. Ninguém escondeu isso, mas parece que o excelentíssimo não prestou atenção e tentou culpar os outros e aplicar a… Censura.

Como disse no início, posso até ser um paranoico grave. Mas continuo achando que esse ‘retrato de nosso tempo’ é um aviso do tamanho do Brasil de que nossa frágil democracia corre muito risco.

Anúncios

Um comentário em “Ah, os democratas…

  1. O caso do policia federal do B é emblemático. Ele foi inconseqüente e agoara quer cerciar o direito dos outros. Por outro lado a censura a Monteiro Lobato é ridícula, como ridículo é tentar acabar com o racismo por decreto . Isto só acirra os ânimos. O caminho pra tudo é a educação que traz com ela o respeito a todos assim como o acesso às oportunidades.

    Curtir

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s