Esses bichos, pobres bichos (2)

Então eu me dei ao trabalho de entrar no site dos principais candidatos a prefeito do Rio – Aspásia, Eduardo Paes, Marcelo Freixo, Otávio Leite e Rodrigo Maia – e enviei, basicamente, a seguinte mensagem:

Prezado (candidato),

escrevi e publiquei o texto Esses bichos, pobres bichos sobre o zoológico do Rio de Janeiro.

Gostaria de saber quais são suas propostas e/ou projetos sobre o tema para o próximo mandato.

Abs. e boa sorte.

Passa das 22h, mais de 24 horas depois, e – por enquanto – apenas um me respondeu, o Otavio Leite.

Primeiro uma resposta burocrática que eu (por desatenção) repliquei erradamente e, depois, algo mais completo (mesmo que ainda genérico).

Apesar de acreditar que responder qualquer questionamento sobre a cidade é uma obrigação de qualquer candidato, fica aqui o muito obrigado pela atenção.

Se os outros derem as caras, caro que publicarei aqui. Abaixo, segue o diálogo via e-mail.

Prezado Gustavo,

Convidamos você a conhecer as propostas do candidato, através do Programa de Governo.

Segue o link:  http://www.otavioleite.com.br/campanha/meio-ambiente.asp

Atenciosamente,

Assessoria do Deputado Federal Otavio Leite

•••

Boa tarde, Assessoria do Deputado Federal Otavio Leite.

Sinceramente, esperava uma resposta menos burocrática, em que pese saber que na fase final da campanha não deve ser nada fácil administrar a quantidade de contatos que devem receber.

De mais a mais, não há no link que me enviaram nenhuma referência ao tema a que me referi, especificamente o zoológico do Rio e a Fundação RIOZOO. Uma pena.

Abs.

•••

Prezado Gustavo,

12. Recuperar e ampliar (Lei nº 2.568/97) o degradado Zoológico da Cidade, criando áreas de espetáculo para apresentações e conscientização ambiental, espaços com multimídia e interatividade, com ênfase na preservação da fauna silvestre e seus respectivos ecossistemas.

Fica realmente um pouco complicado ampliar a resposta ao seu questionamento. O programa de governo do nosso candidato é extenso e cada item tem uma justificativa e um programa por si só.

Esperamos poder ter ajudado. Nosso candidato já esteve diversas vezes no zoológico e foi muito criticado por querer resolver questões sérias como conservação, preservação e cuidados com as espécies que vivem lá. Não concordamos com o fim do zoológico e achamos que ele pode ser aproveitado e bem cuidado para que os animais sejam preservados e bem tratados e para que a população tenha esse espaço que é tão rico, à sua disposição.

Atenciosamente,

Assessoria do Deputado Federal Otavio Leite

Anúncios

2 comentários em “Esses bichos, pobres bichos (2)

  1. Cai nesse artigo por acaso. Parabéns, Gustavo, pela preocupação. Bruno, os druidas tem razão. Se a gente for seguir o seu raciocínio, viveríamos presos em “jaulas seguras”, já que em nosso dia-a-dia estamos sujeitos a sequestros, assassinatos, balas perdidas, contágio de DSTs , adultérios, FDPs do mercado de trabalho, amigos falsos, brigas de bar, batidas de carro, atropelamentos etc, etc, etc. Tenho certeza que se vc for preso em um lugar desses, em “condições boas”, melhores que a liberdade que você tem ir e vir, com crianças histéricas gritando no seu ouvido, em uma semana, você iria ficar mais deprimido que os animais que o zoo do Rio abriga. O lugar dos bichos é solto, se não for na floresta que seja em um parque amplo, que reproduza as condições do habitat original deles. Os Zoológicos, no modelo que estamos acostumados, são deprimentes e muito CRUÉIS. O do Rio então, nem se fala. Desde pequeno, quando fui pela primeira vez e vi os felinos em uma cela 2X2, já tive consciência que eles estavam em péssimas condições. Um bom modelo a seguido é esse aqui…

    http://www.zoologico.com.br/pagina.php?p=zoo&id=201

    Quem apóia qualquer coisa diferente disso, precisa rever urgentemente os conceitos.

    Curtir

  2. Saudacoes, Gustavo! Parabens pela iniciativa; entre tantos problemas humanos a bicharada acaba passando despercebida. Felicito-lhe tambem por nao aderir ao batido discurso dos druidas “politicamente corretos” de que lugar de bicho eh na selva, onde todos os animaizinhos podem correr livres e brincar de cirandinha (quando nao estao devorando uns aos outros, fugindo de incendios ou sendo esfolados vivos por cacadores). Os zoos estao desempenhando um papel fundamental na preservacao de incontaveis especies, e (sim!) eh perfeitamente viavel manter os animais em condicoes tao boas quanto – ouso dizer, ateh melhores! – do que na natureza. Gosto muito do zoo do Rio, e espero que ele implemente todas as mudancas necessarias para o bem-estar dos seus habitantes. Os recintos mais precarios em minha opiniao sao os dos felinos e o aquario (lah no finalzinho do passeio). O recinto dos repteis atravessou uma reforma recentes mas inexplicavelmente os espacos permaneceram tao exiguos quanto antes. Forte abraco e hasta la pizza!

    Curtir

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s