Desacato ao pacato cidadão

Então chega aquela época do ano em que você é obrigado a ligar para o Detran e marcar aquela maldita vistoria. Otimista, você fala com a atendente muito educada e agenda o compromisso: dia tal, 7h30. Afinal, você trabalha, tem mais o que fazer, né não?

Aí você faz aquele cálculo básico: o cara avalia a emissão de gases com aquele aparelho que nenhum ser humano mediano consegue entender, dá a volta no carro mandando você acender e fazer piscar todas luzes, verifica os itens básicos de segurança… Se demorar, uns 20 minutos. E você soma mais uns 15, para esperar pela impressão do novo documento.

Então, com margem de segurança mais do que satisfatória, o otimista avisa no trabalho que vai atrasar um pouquinho, chegar pelas 9h30 por conta da vistoria. Até que vem o choque de realidade.

O posto tem quatro filas mas só três funcionam. E mais ou menos umas 20 pessoas também fizeram seu agendamento para as 7h30. E você que acordou às seis e chegou no lugar indicado às 7h20, só sai de lá às 10h15 e chega no trabalho pelas 11h.

O detalhe mais que interessante é que você não tem nem o direito de se aporrinhar com o negócio, reclamar, nada. Porque, para cada canto que você olhe (não deve ser por acaso) há lá aquele aviso do artigo 331 do código penal, sobre desacato ao funcionário público. E se o sujeito do outro lado do balcão tiver acordado de ovo virado, basta você falar um pouquinho mais alto que ele pode te acusar e você vai em cana.

Legal né?

Pois eu gostaria de saber o que o cidadão comum pode fazer contra o estado quando se sente desacatado pela (falta de) qualidade dos serviços públicos.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s