Balançando o Alabama

A dica foi do amigo Octavio Machado. Me apaixonei pela voz rascante da moça, à moda antiga. E o som dos Alabama Shakes salvou o dia.

A banda existe desde 2009 e mantém sua formação original: Brittany Howard (voz e guitarra base), Heath Fogg (guitarra), Zac Cockrell (baixo) e Steve Johnson (bateria). De quebra, há ainda o tecladista Ben Tanner que, desde o ano passado, participa de shows e gravações mas, sei lá por quê, não faz parte da banda.

Acho que Johnson, o batera, merece um aparte. Desde sempre, cansei de ouvir leigos (quase surdos) e especialistas falando mal de Ringo. É claro que se você comparar o ex-beatle com alguns dos grandes bateristas dos últimos 20 ou 30 anos, principalmente aqueles mais performáticos das grandes bandas em suas turnês mundiais filmadas e exibidas pelo boom da MTV, o sujeito era mesmo um simplório. É o mesmo caso, embora mais ameno e muito diferentes entre si, de Charlie Watts e Nick Mason (e se você não sabe quem são esses, meus pêsames).

Ao misturar estações, esqueceram que os três foram capazes de criar batidas inconfundíveis e, em alguns casos, inimitáveis. Além disso, tão precisos quanto os melhores metrônomos do mercado. Sem comparações de competência, reparem no vídeo como o moço toca. Reto, preciso, sem frescuras ou espalhafatos. E sem barulho, deixando guitarras e baixo com o espaço que o arranjo da canção merece.

Voltando à banda, de forma geral, bons riffs (que em vários momentos me remetaram ao Creedence), arranjos honestíssimos (não inventam muito e também não perdem a mão), letras interessantes… Se você desconfia que não é isso tudo, recomendo que ouçam On Your Way.

Enfim, vale visitar o site dos caras ou pesquisar um tantinho para encontrar outros vídeos e algumas faixas voando por aí.

Anúncios

Um comentário em “Balançando o Alabama

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s