É justo?

Parece que o Ministério da Educação – por meio dos discursos e desculpas esfarrapadas de seu titular Fernando Haddad – não é a única instituição do Brasil que resolveu institucionalizar o vazamento de provas/concursos públicos no Brasil.

A primeira decisão cancelava 13 questões do Enem que teriam vazado, beneficiando claramente quem errou mais em detrimento de quem errou menos. Como o vazamento só foi comprovado no Colégio Christus de Fortaleza – que no mundo conectado de hoje, parece viver numa bolha –, um recurso (do Inep, do MEC ou sei lá de quem) derrubou a decisão e confirmou o cancelamento das tais questões apenas para os 639 alunos da tal escola.

Assim, os resultados serão calculados sobre 180 questões para todo o Brasil e sobre 167 para 639. Será que ninguém se deu conta de que o valor relativo de cada questão é maior, alterando sensivelmente as notas? Ou seja, os tais 639 serão beneficiados por tal decisão.

Por exemplo (e partindo do princípio que todas as questões tenham o mesmo valor), imaginem que um aluno de qualquer lugar do Brasil tenha acertado 100 das 180 questões. Sua nota seria 55,56. Se um do Colégio Christus acertar as mesmas 100, sua nota será 59,88. Mais de três pontos de diferença!!! E todo mundo sabe ou é capaz de imaginar como esses 3,32 pontos fazem diferença em um concurso público qualquer. Além disso, a decisão beneficiaria o infrator. Ninguém fez essa conta tão básica? São mesmo uns çábios…

Vale lembrar que o resultado do Enem é base para obtenção de vagas, bolsas e vários outros incentivosem universidades. Adecisão parece justa?

Será que é tão difícil se dar conta do óbvio? É uma questão de princípios básicos: se houve vazamento, é preciso cancelar todo o concurso.

P.S.: seria natural imaginar que UNE e UBES já estariam arrumando a maior confusão em defesa dos estudantes. Mas isso, só se fosse em outros tempos. Como todos sabem, vivem às custas do governo. Alguém aí acredita que vão se manifestar sobre as cagadas de Fernando Haddad? Só se for pra elogiar o ministro…

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s