Dois pesos, duas medidas

O vídeo não é novo. E mostra como vai ficar o Estádio Mário Filho após a reforma para a copa. Quer dizer, ficaria. Porque a explicação sobre a cobertura já não vale mais. Diz que a nova seria acoplada à lage existente. Mas, por algum motivo técnico que não conheço, isso foi impossível. Colocaram a velha marquise abaixo e toda a estrutura será refeita.

Além disso, como todo mundo sabe já há algum tempo, todo o resto também será modificado. Principalmente na disposição do público.

Basicamente, o estádio foi sendo destruído aos poucos (começou com o encerramento da geral) e, após as obras, será completamente diferente, ocupando apenas o espaço já existente e mantendo – em parte, porque haverá outro sem número de modificações – a fachada. Ou seja, continuar a chamá-lo de Maracanã após sua inauguração será, apenas e tão somente, uma espécie de licença poética.

Cá do meu pobre ponto de vista, penso que teria sido mais digno (e provavelmente mais barato) repetir o que foi feito em Wembley: demolir o antigo e construir um completamente novo.

Ah, mas o Maracanã é tombado. Sei… Pelo visto, só até a página 2. Porque o Iphan abriu as pernas. Levando-se em conta os interesses e a grana envolvida, nada surpreendente.

Muito diferente do que aconteceu na Marina da Glória. O que terá sido? Excesso de zelo sem sentido ou falta de grana suficiente nas mãos corretas? O que explica os dois pesos, as duas medidas?

Porque o mesmo Iphan que corroborou com a destruição do Maracanã, fez muito barulho e conseguiu impedir a completa remodelagem da nossa marina. Vale registrar que o turismo náutico é uma das formas que mais cresce no mundo (e gera muito dinheiro) e o esporte a vela é uma modalidade que recebe – no mundo inteiro – cada vez mais investimentos (gerando, também, muito dinheiro).

Essa atuação equivocada – pra dizer o mínimo – do Iphan, além do governo e prefeitura do Rio, faz com que, apesar dos grandes eventos em série que a cidade vem recebendo desde o Pan 2007, o Rio de Janeiro fique de fora do roteiro náutico mundial, seja de turismo ou de competição. Não é digno de parabéns?

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s