Verbertes e expressões (24)

Oligofrenia

1. (do grego olígos = pouco; phrěnphrenós = espírito, inteligência), designa a gama de casos onde há um déficit de inteligência, no ser humano, compondo a chamada tríade oligofrênica: debilidade, imbecilidade e idiotia. (Fonte: Wikipédia)

2. (òl) [De olig(o)- + -fren(o)- + -ia.]
Substantivo feminino.
Psiq. Escassez de desenvolvimento mental, que pode ter causas diversas (hereditárias ou adquiridas); oligopsiquia. [Cf. demência.] (Fonte: Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa)

•••

Certa vez, um amigo – enquanto falávamos das muitas coisas estranhas que acontecem no Brasil – disse que o país (e toda sua estrutura de serviços e posturas públicas etc. e tal) era oligofrênico. Certamente, no momento em que isso foi dito, estávamos um tantinho revoltados sobre algo específico e muito mal feito por essas bandas.

Pois a nítida impressão – quase uma certeza a essa altura – é de que nossos bravos dirigentes (a presidente, o oráculo e ex-presidente, ministros – quase todos -, congressistas e quetais) acreditam piamente que os quase 200 milhões de brasileiros são oligofrênicos.

Porque nada mais explica que, depois de tantos dias e tantas denúncias, Orlando Silva Jr. e seu PC do B sigam à frente do Ministério dos Esportes.

Porque mesmo que não haja provas cabais – e é bom lembrar que corruptos não costumam assinar recibos -, há uma montanha de evidências. E, nesse caso, bastaria a frase famosa sobre a mulher de César para derrubar tudo e todos.

Porque mesmo que Orlando não tenha recebido nem um mísero Real em proveito próprio, já há provas de que muito dinheiro foi desviado em favor do partido e um tanto de aproveitadores. Nesse caso, minimamente, seria um péssimo gestor que não justifica o cargo.

Será que somos todos débeis mentais, imbecis, idiotas?

Anúncios

Um comentário em “Verbertes e expressões (24)

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s