A praça do povo

Começa daqui a pouco a passeata/marcha/encontro/mobilização contra a corrupção na Cinelândia. Local com ares de sagrado quando se pensa em movimentos populares no Rio.

Infelizmente, uma garganta inflamada e uma febre impertinente da petiz não permitirá. Sem problemas, sei que esse é apenas o primeiro passo de uma longa luta que se avizinha.

Aos que vão, aproveitem bem. Aos que ainda não se decidiram, peço que percam a preguiça. Quanto mais gente presente, melhor. Maior o barulho, maior a reverberação. Seria lindo ver a praça lotada.

A todos, um recado que pego emprestado do Tojal.

Quem quiser, leve o seu partido e sindicato no coração

Os manifestantes do 7 de Setembro em Brasília fizeram muito bem em não permitir bandeiras e camisetas de partidos e sindicatos. O movimento “Todos Juntos Contra a Corrupção”, do Rio, também preconiza isso.

Entendo que a mobilização contra a corrupção não é contra a política. Acho que o texto de Brecht sobre o analfabeto político cabe como uma luva para o Brasil de hoje. É da ignorância política que nasce o político corrupto, “o pior de todos os bandidos”.

Quando o povo perde a confiança na política, os corruptos e os totalitários ficam à vontade no poder, se reproduzem e se perpetuam. Os corruptos desmoralizam a política e a democracia para continuarem no poder. Nós queremos mais democracia para tirá-los do poder.

Não concordo com a idéia de que todos os políticos são corruptos, mas o movimento contra a corrupção tem de continuar sendo apartidário. Quem quiser participar é bem-vindo, mas leve o seu partido e o seu sindicato somente no coração.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s