Confusão

E a política de segurança do Sr. Cabral, se ainda não faz água, já está próximo disso. Todo mundo viu o que aconteceu no Alemão na semana passada. E o pau já quebrava por lá há muito tempo, apesar de não ser noticiado.

Agora, começam a pipocar aqui e ali as notícias sobre problemas nas UPP. A última, sobre Santa Teresa. O comando da unidade do Fallet foi afastado e 30 policiais estão sob investigação. Episódios que andam acontecendo apesar da prática preventiva de despejar nessas unidades apenas os recém formados, sem os vícios das ruas.

Em tese, opção correta. Só esqueceram que boa parte desses vícios já existem muito antes dos moços e moças entrarem na academia e se tornarem cadetes.

Outro problema das UPP não é culpa das UPP. Não adianta, por exemplo, os caras colocarem a polícia nas favelas sem que estado e prefeitura assumam suas outras responsabilidades. Assim como não adianta invadir as favelas sem invadir de verdade, prendendo a turma e partindo para o confronto. É ridículo, por exemplo, em setembro o sujeito avisar que a UPP será instalada no Alemãoem março. Pombas, porque não manda a frota da Granero de presente pros caras? Assim, não quebra nada na mudança…

É, eu sei que esse texto está um tanto confuso, misturando até alhos com bugalhos. Mas esse é exatamente o problema da política de segurança do estado. A médio e longo prazo, o cenário desenhado é muito, muito confuso.

•••

P.S.: só pra não perder a oportunidade, lembrei que ninguém mais fala nada de milícias. Parece até que acabaram, que está tudo bem. Não está nada bem, os caras continuam tocando o terror por aí. E ninguém fala nada, nada é feito.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s