Rotina

Um tanto absurdo o acidente que aconteceu com o bonde em Santa Teresa. Mas reparem nos detalhes e vejam se, na verdade, não é apenas mais uma tragédia de rotina que após a comoção natural cairá no esquecimento.

– a associação de moradores já reclamava do estado dos bondes há tempos, dizendo inclusive que mortes aconteceriam (a presidente é engenheira);

– havia uma sentença de não sei quantos anos atrás obrigando o estado à manutenção/reforma/modernização dos bondes sob pena de multa diária em caso de não cumprimento;

– o repasse de verba para a manutenção dos bondes foi suspenso há dois ou três anos e empresa responsável, secretaria de governo, agência reguladora e tribunal de contas do estado tentam jogar as respectivas responsabilidades no colo do outro;

– como pouco mais da metade dos bondes existentes têm condições de circular, a superlotação é praxe;

– a secretaria de transportes tenta responsabilizar o motorneiro (que morreu e não pode se defender);

– o governador está viajando e não se manifestou sobre o assunto;

– os moradores de Santa Teresa e usuários dos bondes já estão agendando protestos para a próxima quinta-feira, após o acidente. Mas não pararam de usar o serviço antes da tragédia…

Existem algumas coisas sobre os bondes que nunca entendi. Por quê, por exemplo, nunca foram substituídos por modelos fechados, como os utilizados em várias cidades européias? Pois, além de uma frota nova, moderna e com todas as garantias, a superlotação seria evitada. Outro detalhe é o gradil que deveria proteger a passagem sobre os arcos da Lapa. Por que não foi substituído por placas transparentes como as utilizadas em estádios? Na verdade, não importa.

Porque daqui a pouco acontece uma nova confusão, outra tragédia anunciada ou algo assim. E ninguém vai lembrar mais dos bondes. Até a próxima morte.

Anúncios

2 comentários em “Rotina

  1. A Associação de Moradores e uns delicados do patrimônio histórico SEMPRE foram contra a utilização de bondes fechados.

    Curtir

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s