As cartas

Encontrei no blog do Augusto Nunes duas cartas que deveriam ser lidas por todos.

A decisão sobre se um preso deve ser conduzido algemado ou não é tomada pelo policial que o prende e não por quem desfruta do conforto e das mordomias dos gabinetes climatizados de Brasília.É uma pena que aqueles que se dizem “estarrecidos” com a “violência pelo uso de algemas” não tenham o mesmo sentimento diante dos escândalos que acontecem diariamente no país, que fazem evaporar bilhões de reais dos cofres da nação.

Este é um trecho da nota divulgada pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal na sexta-feira passada, depois que a turma de Brasília se mostrou indignadíssima pelo fato de alguns bandidos terem sido presos e algemados. Uma violência brutal, não é mesmo? Clique aqui para ler a carta completa.

•••

Felizmente, podemos pagar atendimento particular e minha mãe passará por cirurgia emergencial nos próximos dias, em excelentes condições profissionais. Mas e os outros brasileiros que não podem pagar por um atendimento diferenciado? A Constituição reza que todos somos iguais e temos os mesmos direitos. Na prática, sabemos que isso não acontece. E é só por isso que compartilho esse pequeno drama pessoal. Porque se nos calarmos sempre, nada nunca vai mudar.

Esse outro trecho é de uma carta de Joaquim Cruz. Se você não lembra, foi ele que – em 1984 – conquistou a primeira medalha de ouro olímpica do atletismo brasileiro, na prova de 800 metros, derrotando o então favorito Sebastian Cole. Hoje, ex-atleta, é treinador nos EUA. Infelizmente, seu relato é de fato mais do que corriqueiro por essa nossa terrinha. Clique aqui para ler a carta completa.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s