Defendam-se

Imagine que você tem uma empresa ou que você é diretor ou gerente de uma. Ok, alguns de vocês são, eu sei. Então, imagine que um dos seus empregados de confiança fale mal da sua equipe em público. O que você faria?

Pois é, às vezes o caso não é de democracia ou da falta dela. Jobim tinha mesmo que cair. Mesmo que concordemos com o que ele falou (e não é pouca gente). De qualquer maneira, é muito bom que um ministro do governo Lula-Dilma largue a pasta sem denúncias de corrupção. Não sei se foi o primeiro, vale a pena pesquisar.

Justamente por seu jeito um tanto atabalhoado, língua solta e objetivo, era percebido como politicamente independente – ao menos em relação ao baixo calão das negociatas habituais – por seus subordinados, o que lhe fez conquistar uma boa dose de respeito das nossas três forças. Mas, como já disse, ele não poderia continuar no cargo.

E quem seria o seu substituto?

Pois é, Celso Amorim foi nomeado. O sujeito que, à frente do Itamaraty, perdeu todas as disputas e discussões em que se meteu em nome do Brasil, pagou micos históricos e ainda fez nosso país ser tachado como um dos muitos que não dão a mínima para os direitos humanos.

Celso Amorim deu as mãos (às vezes, até um pouco mais que isso, vide os arranjos da Petrobras na Bolívia e de Itaipu com o Paraguai) às seguintes figuras: Daniel Ortega, Evo Morales, Fidel (e Raul) Castro, Hugo Chávez, Mahmoud Ahmadinejad, Manuel Zelaya e Rafael Correa, além das Farc e outras figuras de menos Ibope, mas do mesmo time, como ditaduras africanas.

Como se pode ver, um democrata convicto. A essa altura, nos resta saber como conduzirá as nossas forças armadas e como serão resolvidos nossos problemas de fronteira (boa parte deles justamente com figuras nada recomendadas, mas para quem o moço bate palmas).

P.S.: por que será que, aos sete meses do (des)governo de Dilma, a indicação de Amorim parece tanto ter sido feita por Lula?

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s