Intercâmbio público

Foi lançado hoje, lá pelas bandas do Planalto Central, o programa Ciência Sem Fronteiras. Com pompa, circunstância e a presença de Dilma e do ministro Mercadante, foi feita a promessa de custeio de 100 mil bolsas de intercâmbio, do ensino médio ao pós-doutorado. Não é ótimo? Em tese…

O problema é que o tal programa já deixa dúvida desde o início. Das 100 mil bolsas, o governo garante 75%, enquanto o restante ficaria a cargo da iniciativa privada. Hummm, curioso isso de lançar um programa que usa o dinheiro dos outros, não é? Ou será que essa grana sairia de incentivos fiscais, o que significaria dinheiro do mesmo governo (meu, seu, nosso, portanto) apenas fantasiado de privado? Sei lá.

Outra curiosidade é que as tais 100 mil bolsas tem como público alvo 53,2 mil alunos de todo o país, que poderiam ser selecionados. Isso quer dizer que quase todos os alunos indicados receberiam duas bolsas? Legal né? Será que não temos 100 mil estudantes, em todos os níveis, competentes o suficiente para dar uma bolsa para cada um? E o verbo, vocês notaram? “Poderiam”. Quer dizer que muitos poderão não ganhar nada. Interessante…

A divisão das bolsas será a seguinte: 27,1 mil para graduação; 24,5 mil para doutorado de um ano (sanduíche); 9,7 mil para doutorado integral; 2,6 mil para pós-doutorado; 700 para especialistas: 860 para jovens cientistas e grandes talentos; 390 para pesquisadores visitantes no Brasil.

Disse o ministro:

O critério é mérito e mérito não é QI, quem indica. O método é o desempenho que o aluno teve em critérios objetivos e republicanos

Perguntas: levando-se em conta apenas os números, como decidir quem receberá uma, duas ou nenhuma bolsa entre os 53,2 mil estudantes? Quais os critérios objetivos para se medir o talento dos ‘jovens talentos’? Apenas nas repúblicas é possível medir méritos?

De mais a mais, destinar recursos para o desenvolvimento de cérebros é sempre louvável. Mas espero que o programa realmente aconteça e que seja democrático de verdade, ao contrário das fantasias do PAC, Minha Casa, Minha Vida etc.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s