De volta pra sala de aula

Teve gente que reparou que não escrevi nenhuma linha sobre a Copa América que, para o Brasil, acabou ontem. Por duas razões: porque é um torneio que não me empolga mesmo e porque não via a seleção brasileira bem. Com (mais) uma baita renovação no elenco, é claro que o time ainda está em formação, é claro que vai tropeçar, é claro que vai oscilar. Ironia do destino, o time de camisa amarela caiu justamente quando fez sua melhor partida e perdeu trezentos gols sem levar qualquer susto em 120 minutos.

Perder quatro pênaltis é ridículo, patético? Com certeza, e não há buraco do campo que possa ser culpado por um desempenho como esse.

Sobre nosso time, é preciso dizer algumas coisas. Mano fez cagada ontem? Claro, mexeu errado durante o jogo e escalou os cobradores. E o que mais? Não gosto dele, acho fraco, mas diga aí um técnico para colocar em seu lugar. Muricy? Deus nos livre. Mano, ao menos, tenta armar o time pra frente.

E os convocados? Já tem gente querendo queimar os garotos que até a semana passada eram os maiores craques de todos os tempos. Mas diga aí se sua lista de convocados seria muito diferente da que foi à Argentina. Talvez, três ou quatro? Pois é. Não temos nada melhor não.

Mano precisa entender que para jogar com três atacantes, é preciso que dois meias de verdade estejam em campo para distribuir jogo, dividir marcação e fazer triangulações. Ou dois volantes, cães de guarda com pedigree, para liberar os laterais e fazer as triangulações (olha elas de novo).

E é preciso parar de mimar esses garotos que mal saíram da adolescência e já se acreditam a última cereja do bolo. Porque não são. Talvez, se entenderem que não podem tudo, que não são os donos do mundo, que é preciso ralar pra conseguir as coisas, que é preciso ter personalidade e assumir as responsabilidades, cheguem lá um dia.

Abaixo, trecho do post Tia Bola e as lições da Copa América. Leitura obrigatória.

– Meninos, meninos, que tristeza é essa? Não se pode ganhar todas, seus papais técnicos não ensinaram isso a vocês? Vamos para a nossa atividade de hoje. Quero que cada um levante e conte pra tia Bola o que vocês aprenderam com a Copa América.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s