Pelos lados do Planalto Central

Quanto tratei aqui de um certo livro didático de português distribuído pelo MEC, com apologias ao erro, defendidas sob os argumentos fabulosos de um tal ‘preconceito lingüístico”, citei a UnB como uma espécie de berço da tal deformidade. Se vocês não lembram, basta clicar aqui.

Pois o problema pelos lados do Planalto Central é um tanto mais grave e parece mesmo que a intolerância a tudo e qualquer coisa que seja diferente do que o ‘petismo’ indica como certo vira violência, intolerância. Não é maravilhoso saber que esse tipo de coisa acontece em uma universidade, justamente aquele que deveria ser o berço das idéias mais díspares, das discussões mais civilizadas, da tolerância e democracia acima de tudo?

Pois o pretexto para as confusões de agora é a discussão da política de cotas nas universidades, mas parece que a patrulha (e respectivas retaliações) atinge tudo e todos que mostram contrariedade sobre qualquer assunto eleito pela reitoria.

Vale a pena ler a reportagem da Veja que foi às bancas no último final de semana.

Para pensar

A procuradora Roberta Kaufmann, mestra pela UnB, que é personagem da matéria e teve seu carro pichado ao tentar participar de uma audiência pública sobre as cotas, disse que outra frase não publicada pela revista foi rabiscada em seu carro:

O mérito é burrice e você é a maior prova disso

Com esse tipo de discurso, temos ou não um futuro brilhante pela frente?

É claro que, quase imediatamente, o site da universidade produziu conteúdo suficiente para tentar rebater as acusações da matéria, com análise de professores, declaração de solidariedade de decanos e apoio do DCE (que em janeiro publicou manifesto em apoio a Cesare Battisti, vejam só…), entre outros. Então, só por curiosidade, leiam o que está lá e façam pesquisas rápidas no Google com os nomes que aparecem. E se surpreendam com as biografias de cada um: partidos, movimentos, teorias etc.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s