Färskhet och utbildning paj*

E foi notícia ontem, no portal de um grande conglomerado de comunicação, a história de que uma pré-escola sueca luta contra estereótipos de gênero, dizendo às crianças que todos são iguais, homens e mulheres. Vejam a declaração de uma das professoras:

A sociedade espera que garotas sejam frágeis, gentis e bonitas, e que garotos sejam machões, ásperos e extrovertidos. A Egalia lhes dá a fantástica oportunidade de serem quem eles quiserem.

Devo ser burro, por favor me ajudem. Sempre acreditei que a melhor maneira de evitar preconceitos, ao contrário de esconder as diferenças, era apresentar as diferenças e mostrar que elas – as diferenças – não tornam ninguém melhor ou pior. Estou enganado?

Tentar dizer que homens e mulheres (e neste caso, meninos e meninas) são iguais não é um crime contra o conhecimento, justamente porque eles não são iguais? E qual o problema de homens e mulheres serem diferentes?

E é claro que não estou me referindo aos estereótipos da menina frágil e do garoto machão, porque eliminar estereótipos não elimina as diferenças. E qual é o risco, ao tentar fingir que todo mundo é igual, de provocar mais discriminação quando essas crianças se derem conta (porque é claro que elas vão perceber) que as diferenças existem.

Mas a tal escola é notícia e arrisca virar referência por educar de maneira torta. Daí pra virar moda e chegar por aqui, é um pulo. Não é uma maravilha?

*Frescura e educação torta

Anúncios

3 comentários em “Färskhet och utbildning paj*

  1. Será que depois de ler esta matéria o deputado Jean Wyllys vai pegar o meu, o seu, o nosso dinheiro e arrumar as malas para visitar a escola, com a desculpa implantar o modelo aqui?

    Curtir

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s