Doente

Sei que sou minoria. Mas já estou acostumado com isso, é assim em vários assuntos. Mas hoje vou falar das torcidas de futebol. Quem anda por aqui, está cansado de saber que sou Flamengo (flamenguista é invenção de neologista).

A questão é que, em que pese a rivalidade, não entendo certos comportamentos dos torcedores. Ontem, por exemplo, o Vasco jogava a final da Copa do Brasil contra o Coritiba. Ok, parabéns pros dois, infeliz do Flamengo que não foi competente para passar pelo Ceará.

Enfim, com o monte de amigos vascaínos que tenho, é claro que estava secando os caras, é bom dar uma zoada de vez em quando (no caso deles, de vez em sempre). Mas ainda me impressiono com o que chamo – no mínimo – de exagero. É claro que o jogo de ontem é apenas um exemplo, mas isso acontece em todos os jogos dos quatro grandes do Rio (e imagino que se repita nos outros estádios).

Quando o Vasco fez1 a 0, tudo normal. Explosão, gritos, alguns fogos… Até que ouvi o coro: “eu, eu, eu, o Flamengo se f…”. Ok, imaginem que sou uma criança de seis anos e tentem me explicar isso, meu time nem estava em campo.

Mas pode piorar.

Coritiba empatou e virou a partida. Me senti morando na cidade de Curitiba tamanha foi a explosão, a comemoração. E a quantidade de fogos. Quer dizer, neguinho (e branquinho e amarelinho e azulzinho) não fica satisfeito em secar, torce contra com estardalhaço e ainda gasta dinheiro com fogos e coisas do gênero.

Como bem lembrou o Lessa, Roberto Carlos é que está certo.

Mas da moldura não sou eu
Quem lhe sorri
Mas você vê o meu sorriso
Mesmo assim
E tudo isso vai fazer você
Lembrar de mim…

Chega a ser cômico que, justamente numa época em que as pessoas estão cada vez mais centradas nos seus próprios umbigos, os torcedores de futebol se empenhem tanto em torcer contra os adversários. Talvez (só talvez), se se preocupassem mais com seus próprios times, os clubes não vivessem na pindaíba crônica que vivem sob os mandos e desmandos dos cartolas que conhecemos.

Por hora, parabéns ao Vasco.

Um comentário em “Doente

Comente

