Nós vai tudo se f…

Estou um tanto pasmo, ainda. A notícia não é nova, já tinha visto por aí, já tinha recebido o link há alguns dias, mas acabei deixando passar. Quando fui colocar a leitura em dia…

Não vou me arriscar a escrever muito sobre o tema, ainda estou de boca aberta. Basicamente, a imagem abaixo é a página de um livro didático de língua portuguesa recomendado pelo MEC. Se não conseguirem ler, cliquem aqui para a imagem ampliada.

Não bastou fazer uma reforma ortográfica que não representa a língua falada, com a exclusão de acentos e outros sinais gráficos? Ainda ficou difícil demais? Então vamos ensinar errado mesmo…

Agora, algo com o que concordo em gênero, número e grau (algo que as autoras do livro parecem não ligar):

Uma coisa é explicar por que uma mensagem fora do padrão formal da língua funciona; outra, diferente, é atestar a sua validade como uma variante da língua. Não dá! Português não é inglês, por exemplo. Na nossa língua, os adjetivos têm flexão de gênero e número, e os verbos, de número. Quem dominar com mais eficiência esse instrumental terá vantagens competitivas vida afora. O que esses mestres estão fazendo, sob o pretexto de respeitar o universo do “educando”, como eles dizem, é contribuir para mantê-lo na ignorância.

Este é um trecho do texto escrito pelo Reinaldo Azevedo. Clique aqui para ler a íntegra. Eu ainda estou muito tonto para falar sobre o tema.

2ª edição

Na verdade, se pensarmos só um pouquinho no país em que vivemos, qualquer surpresa sobre esse livro que foi distribuído para 485 mil alunos pode ser encarada como ingenuidade. Durante oito anos, tivemos um presidente que se orgulhava de sua ignorância, seu pouco estudo etc. Hoje, nossa presidenta (sic) não é capaz de concluir raciocínios lógicos ou mesmo frases simples, se apresentando com discursos que são apenas emaranhados de idéias soltas e perdidas. Por fim, o ministro da Educação desde 2005 é Fernando Haddad, competentíssimo em mostrar como é incompetente. Todos três, partidários do populismo mais raso.

Anúncios

Um comentário em “Nós vai tudo se f…

  1. Amei o título do post !!! Mais adequado impossível …
    Correndo o risco de soar preconceituosa e metida à besta: graças à Deus minha filha estuda em uma escola tradicional. Acho que não corro o risco de um dia abrir um dos livros dela e dar de cara com coisas desse tipo.

    P.S: mas, por segurança, todos início de ano letivo dou uma lida nos materiais didáticos e todos dias chego em casa e olho a agenda, dever de casa, etc. Nunca se sabe né ?!

    Curtir

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s