Mole, mole

O jogo foi uma bosta. E é fácil falar isso hoje, com a cabeça fria. Porque, na hora, o que se sente é o frio na espinha pelo risco de ter seu goleiro expulso, é a raiva pelo gol ilegal validado, é o espanto por ver um dos piores passadores do mundo ser o melhor em campo e dar – vejam só – o passe decisivo para o gol salvador, é o ficar embasbacado por ver um árbitro tão ruim ser escalado para um clássico decisivo, é o alívio por ver a bola no fundo do barbante decretar a vitória na disputa de pênaltis.

É impressionante como um FlaFlu é bom mesmo quando é ruim. Se decisivo, então… Mas o jogo de ontem e a final alcançada pelo Flamengo deixam alguns detalhes a se observar.

Mole, mole

Alguém tem dúvidas de que o Flamengo, desde que começou o ano, independente das presenças das estrelas em campo, não fez nenhum grande jogo? Boa parte da culpa é do profexô, que até hoje não definiu um time e o jeito desse time jogar. E estamos jogando tão mal, tão mal, que estamos há cinco jogos sem vencer, pagamos um mico histórico na última quarta, contra o Horizonte, e mesmo assim seguimos sem adversários no carioqueta.

Eu, que sou um conhecido pessimista, quase um profeta do apocalipse, digo e assino: o Flamengo será o campeão carioca de 2011. Sabem por quê? Porque se tudo der errado, teremos que jogar três vezes seguidas contra o time de São Cristóvão, aquele que entra em campo com cinto de segurança.

Pois bem, todo mundo sabe que o tal time não ganha uma decisão do Flamengo, praticamente, desde que o mundo é mundo. E isso já faz muito tempo. Então, é claro que um dia os caras vão dar uma beliscada, nada é eterno. Mas alguém realmente acredita que, em três jogos, o Flamengo perde campeonato pra coirmão municipal ou estadual? Ainda mais em se tratando de freguês tão assíduo, cliente tão fiel? Eu, se fosse o Pedro, nem gastava dinheiro com o pay per view.

Como disse o Caius ontem, de vez em quando dá um curto circuito, acontece um acidente e tal, mas a verdade que é que o Flamengo já não tem adversário por aqui há muito tempo.

Migué

Reza a lenda que foi o joelho. Reza a lenda que foi a manguaça. Hummm… Como nunca saberemos a verdade e engoliremos apenas a versão oficial. Podemos deixar passar? Acho que sim, foi só a primeira e pra quem aturou Adriano, é mole. Mas é bom ficar de olho pro negócio não virar rotina. O que não pode acontecer é o sujeito que é o capitão do time ir embora do estádio e não assistir a partida ali do banco de reservas. Pegou mal.

Ah, profexô…

Se você é empresário e, entre os seus empregados, há alguém que cumpriu todas as metas, o que você faz? Talvez não o promova imediatamente, mas demiti-lo é que não vai. Mesmo que todas as metas tenham sido superadas ali, ali, no fio da navalha, na conta do chá. Esse é o caso do profexô.

Quando todo mundo sabe que o básico de um time bem entrosado é a constância, a repetição da escalação em jogos e treinos, o que ele faz? Não repetiu a escalação nenhuma vez. Como se não bastasse, inventou jogadores estranhos em posições estapafúrdias, como Renato na lateral e Ronaldinho como centroavante.

Como pode ser confirmado pelos resultados alcançados, só enfrentamos times médios e pequenos, até agora. Mas uma hora vai começar o campeonato de gente grande e do jeito que está, não vai dar pé.

Já falei sobre isso e alguns amigos, os mais jovens para quem o resultado é tudo o que importa, não entenderam bem. É preciso fazer o time jogar bem e isso não tem nada a ver com espetáculo. Tem a ver com, em campo, um saber onde o outro está de olhos fechados, em ter uma zaga segura em quem o goleiro possa confiar, um meio campo que tenha paz e segurança para armar o jogo, um ataque que tenha a confiança para decidir, ter um time tranqüilo para fazer a bola rodar, para saber a hora de acelerar ou acalmar um jogo, a hora de fazer pressão e dar o bote ou o quando e como preparar uma armadilha para sair no contra-ataque.

Mas para isso é preciso treinar, definir um time e o esquema de jogo. Porque jogando bem é muito mais fácil ganhar jogo e campeonato. Simples assim.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s