Jet lag sem sair de casa

O grande problema da turnê asiática da Fórmula 1 é o horário. Ou fuso horário, se preferirem. O resultado de um sábado atribulado foi pegar no sono pela uma da manhã e perder a hora da corrida que começou às cinco. No final das contas, só assisti a um compacto dos melhores momentos. Então, nem me arrisco a comentar a prova, propriamente dita.

Mas mesmo sem ver tudo, já deu pra notar algumas coisas. Em retas longas, a tal asa móvel faz diferença de verdade. E se parece que é uma covardia com o piloto que vai à frente, vale lembrar que o regulamento é igual pra todos. E que, apesar de uma certa artificialidade nas ultrapassagens, ela não faz milagres. Então, não veremos Hispanias ultrapassando Red Bulls.

Outra coisa possível de perceber é que os pneus fazem – definitivamente – uma diferença absurda. Principalmente em um GP quente como o malaio. Mas, se as equipes ainda parecem patinar no quesito estratégia, ficou meio óbvio que usar pneus duros no meio da corrida é – na média – um baita prejuízo. Então, a tendência é que tenhamos menos surpresas nas próximas provas, com todas as equipes deixando os duros para o stint final.

Foram só duas corridas até agora, mas Vettel sobra. E como ainda não foi desafiado de verdade, tenho a impressão que não precisou forçar, ainda tem coisa escondida. E sobre Webber não ter o mesmo rendimento, tenho a impressão que foram apenas circunstâncias e um pouco de azar.

A próxima corrida, no próximo domingo, é na China e ainda haverá problemas com o horário. Mas teremos, como na Austrália, temperaturas mais amenas e não acho que o cenário vá mudar muito por enquanto.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s