Às armas

Não, não é minha obrigação avaliar o quanto Kadafi é um sujeito sério ou não, sanguinário ou não, ditador ou não. Este é o papel do povo líbio, que já atura o cara há mais de 40 anos.

O que me incomoda em toda essa situação é a maneira como os aliados resolveram entrar na briga, simplesmente porque o problema é interno. O povo (ou parte dele) resolveu empreender uma luta armada contra o governo, e tem que estar pronto para entender e lidar com as conseqüências.

Por que, afinal de contas, a ONU e – após os ataques – a OTAN se meteram, tomaram partido? É claro que tudo tem a ver com grana. Sem contar com os interesses políticos, a preocupação em manter aliados aos interesses ocidentais em uma região que vive em estado de alerta.

É claro que nem ONU nem OTAN nem nenhum dos países envolvidos na missão vão admitir isso. Afinal, para consumo externo, é bonito dizer que tudo em nome da paz e das vidas dos civis. E é por isso que bombardeiam as forças oficiais e armam os rebeldes (eles também nunca vão admitir isso).

Seguindo a lógica dos caras, fiquei pensando em como funcionaria uma situação parecida no Brasil. E lembrei do histórico separatista do Rio Grande do Sul, do orgulho muito maior dos gaúchos (até hoje) em exibir a bandeira tricolor do estado do que a bandeira do Brasil.

Pois o que tenho pra lhes dizer é o seguinte: se ainda há, mesmo que adormecido, o desejo de livrar do resto do país, a hora é agora. Às armas, tchê! Porque se houver retaliação do governo federal, logo a turma vai pular para defender os civis. Mesmo que o estado não tenha nada que realmente interesse ao resto do mundo, tenho certeza que os nobres sentimentos das organizações internacionais e dos países aliados se apresentarão em socorro. Vocês duvidam?

Anúncios

Um comentário em “Às armas

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s