T128, C30 e R31

Nada como ficar um dia fora do ar para perder o timing das notícias. Desde a madrugada, três equipes apresentaram seus carros para a temporada 2011 da Fórmula 1.

Quer dizer, quase isso. Porque a Lotus de Tony Fernandes, a verde, não mostrou o carro de verdade. Lançou uma espécie de revista digital, a Team Lotus Notes, e nela há algumas imagens do T128 (o carro se chamaria TL11 mas o nome foi modificado, provavelmente por causa da indefinição da briga pelo nome Team Lotus). Nesta terça, em Valência, começa a pré-temporada pra valer e devemos ver o carro na pista.

A princípio (e pelo pouco que deu pra ver na tal revista), um carro com muito potencial, com desenho próximo aos das principais equipes. A Lotus tem tudo para dar um grande salto de qualidade, pois terá o motor Renault e o câmbio da Red Bull. E para os brasileiros, a novidade é o baino Luis Razia como piloto reserva. Além de seu contrato prever sua participação em quatro treinos livres ao longo do ano, ele será um dos pilotos da Air Asia, uma espécie de time Junior da Lotus na GP2.

O segundo time a apresentar seu carro hoje foi a Sauber. O C30 é pouco mais do que um evolução (bem consistente, diga-se) do modelo anterior, e talvez isso cause estranheza nos mais afoitos, afinal há o dinheiro da Telmex à disposição. Mas vale lembrar que o acordo com Sergio Pérez foi fechado no final do ano. De qualquer maneira (e pela evolução que teve no final da temporada passada), o carro não parece nada ruim. Resta saber o que Kobayashi será capaz de fazer, pois já não pode mais ser chamado de surpresa.

Por fim, a Lotus Renault também mostrou seu carro. Este sim, um carrão. Pelo menos aparentemente. Para as fotos de hoje, algumas novidades não foram mostradas, como o novo escapamento, mas em várias outras áreas – como na asa traseira integrada ao difusor – nota-se a pretensão de tentar surpreender com algo realmente diferente.

A destacar, a confirmação de Bruno Senna “como um dos 732 reservas”, como disse Victor Martins. O detalhe é que, de todos eles, o brasileiro é o único que não vai correr em nenhuma outra categoria, ficando o tempo todo à disposição da equipe. Será que isso significa alguma coisa?

De negativo, a pintura ficou muito a dever às pinturas clássicas da Lotus preta e dourada das décadas de 70 e 80 que, em tese, seriam a referência.

Pouco antes dos primeiros treinos, Red Bull, Toro Rosso, Mercedes e Williams apresentarão seus carros. As outras equipes (McLaren, Force India, Marussia Virgin e Hispania) usarão carros híbridos – modelos do ano passado com um ou outro componente novo – nessa primeira bateria de testes.

Anúncios

2 comentários em “T128, C30 e R31

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s