O canal do esporte

Domingo é dia de esporte? Então vamos começar a semana por aqui falando sobre o tema.

Não, não vou gastar tempo falando do Flamengo e da vitória sobre o América pela segunda rodada do carioca. Aliás, como já disse, só vou me dedicar ao inchado campeonato quando começarem os clássicos e a coisa ficar séria. Por hora, só merece destaque a sensacional campanha do Vasco até agora: duas derrotas para os gigantes Resende e Nova Iguaçu. Crise na Colina?

Sobre o rubro-negro, o que vale destacar é que estamos na final da Copinha, algo que não acontecia há tanto tempo que nem lembro nem tive paciência de procurar. Independente de título, acredito que há alguns meninos com muito futuro. E nenhum deles é o Negueba.

Mudando completamente de assunto, vamos às pistas. E sabem como está a Fórmula 1? Pois é, não está.

Vou te dizer… A F1 está se especializando em produzir chatice. Dá para acreditar que a menos de dois meses da abertura do Mundial o único assunto para discutir é quem vai usar o nome Lotus? Nenhuma grande contratação, nenhuma dança de cadeiras relevante, nenhuma perspectiva de revolução técnica, nada.

O regulamento vai mudar, OK. Asas móveis, que podem trazer alguma polêmica, a volta do KERS, a saída da Bridgestone e a chegada da Pirelli. Mas não teremos equipes novas, nenhuma das nanicas fechou as portas, receio que o campeonato comece mais ou menos do jeito que terminou no ano passado.

Este aí é um trechinho da coluna Warm Up, de Flávio Gomes. E nada mais teria a declarar se não tivesse encontrado o vídeo abaixo no blog Ultrapassagem, já devidamente adicionado à lista Na pista – Blogs, na barra lateral.

Como postado aqui, o cheiro é bom mas depois de ver a animação fiquei um tanto preocupado com a aparente falta de pontos de ultrapassagem. De qualquer maneira, o relevo é realmente bem aproveitado e a pista promete ser bem técnica.

Mudando de novo, um pouco de tênis. E política. Vocês lembram desse vídeo?

Pois ele andou bombado lá pelo meio de 2010. Não sei se vocês repararam no belíssimo aforisma produzido pelo nosso ex-guia: “tênis é esporte da burguesia”. Ainda bem que há muita gente que não acredita ou tenta mudar esse cenário.

Ao todo, são 32 as quadras de tênis da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo concentradas na periferia da capital. A maioria é de cimento cru, algumas têm a marcação pintada com tinta emborrachada, oito são de saibro, várias fazem as vezes de quadras poliesportivas e 18 delas, ou seja, mais da metade, estão com as atividades temporariamente interrompidas por motivos diversos.

Ainda assim, o conjunto de espaços públicos do programa Clube Escola, criado pela prefeitura em 2007, aglutina mais de 3 mil jovens da rede pública loucos para rebater uma bolinha. Nesse universo, a Teoria do Tênis como Agente da Burguesia construída por Lula de improviso foi bola fora.

Este é um trecho da matéria de Dorrit Harazim publicada na edição 48 da revista Piauí e republicada na coluna do Augusto Nunes. Vale ler inteira.

E pra terminar, vem por aí o que promete ser uma briga boa entre as confederações de muitas modalidades e o velho COB, que apesar de viver acossado pelo TCU continua fazendo das suas. Tudo porque modalidades que não deveriam receber tanto dinheiro – como o vôlei – porque são autossustentáveis, continuam abraçando as maiores partes do bolo. E já há muita gente se movimentando para resolver a pendência da marra, levando o caso à justiça. Pelo jeito, para quem gosta dos esportes olímpicos, vem aí uma boa novela. E não se espantem se o final dela for uma participação ridícula do Brasil nos jogos de 2016, no Rio.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s