Pela estrada afora

Depois de vários dias em silêncio, divido entre os compromissos e o estar pasmo pela tragédia da região serrana, cá estou eu para perturbar vocês outra vez.

Ontem fui a Macaé. Trabalho. Três horas e meia de ônibus pra ir, outras tantas pra voltar, e trouxe na bagagem uma pergunta: por que pagar tanto pedágio (três praças até Macaé, cinco se for para o Espírito Santo) por uma estrada que – na maior parte do tempo é de mão dupla e estreita, com asfalto ruim (em vários trechos, com buracos), se o governo é capaz de nos dar a mesma coisa sem cobrar nada além da montanha de impostos que já desembolsamos habitualmente?

Perguntem para a Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, responsável pela concessão, e para a Autopista Fluminense, a concessionária.

Anúncios

4 comentários em “Pela estrada afora

  1. Olá Gustavo, tudo bem? Vi seu blog que originou acesso ao meu blog e quando cheguei aqui fiquei super feliz em encontrar o link dele. Obrigada pela “audiência”. Espero que possamos compartilhar mais conteúdo.
    Abração.

    Curtir

  2. O fato de haver pedágio não é em si um problema, afinal só paga quem usa. Nos EUA, as estradas tem pedágios a preços mais justos e são um tapete. Em Sampa, embora mais caro, dá mais certo do que errado. A questão para mim é outra, e um dos modos de entendê-la é fazendo aquela velha pergunta: quanto é 10%?

    Curtir

    1. O problema é ter pedágio sim. Porque se o serviço é cobrado, precisa ser bem prestado.

      Na minha cabeça de usuário, pra quê privatizar uma estrada? Para duplicar suas pistas, aumentar a segurança, asfalto se transformar em sinônimo de tapete etc. Se não é assim, não faz sentido privatizar, não faz sentido cobrar pedágio.

      Curtir

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s