Nunca antes na história desse país

Fui chamado de alarmista agora há pouco. Só porque, numa discussão entre amigos sobre meu último post, eu disse que tenho muito medo do futuro que se desenha para o Brasil. Na verdade, ando apavorado com a grande possibilidade do governo atual eleger sua candidata.

Só pra registrar, sou obrigado a assumir que voltei no apedeuta desde os meus 16 anos, por quatro eleições, até que o sujeito ocupasse a cadeira mais importante do país. Graças a Deus, nunca é tarde para consumir informação e, quando necessário, mudar de opinião.

Meu pânico com este governo e com a eleição que se anuncia não se resume ao fato de sua prática de ampliar a tutela sobre os cidadãos e rasgar a constituição, como disse no último post. Como se isso fosse pouco, o (dês)governo que está aí consegue ir além.

Com um projeto de poder de, no mínimo, 20 anos (oito anos de Lula, quatro de Dilma em uma espécie de mandato tampão e mais oito de Lula que dificilmente abrirá mão de ser o presidente durante as olimpíadas do Rio), o petismo e seus aliados não ficaram satisfeitos com o aparelhamento do Estado nem com o uso da máquina em proveito próprio ou para se manter no poder. Além disso, a candidata (e tudo e todos que a envolvem) agora também querem reescrever a história do Brasil, repetindo as mais loucas inverdades em cadeia nacional, em horário nobre ou não, tentando – a grosso modo –convencer a todos de que a expressão “nunca antes na história desse país” vale para tudo o tempo todo.

Resumindo a ópera, contando com a memória curta da população que não tem educação e, conseqüência (com trema!), memória, nada de bom foi feito no Brasil antes da posse de nosso guia.

Enfim, não sou a Regina Duarte mas estou morrendo de medo, porque não consigo enxergar um país de bom futuro para minha filha que ainda não completou um ano.

O problema é que, certamente, a meia dúzia de três ou quatro amigos que passam por aqui, vão me perguntar quem ou o quê é melhor que a moça que anda usando latas e mais latas de laquê para aparecer na TV.

Já declarei meu voto aqui, Marina Silva. E não, não acho que ela seria a salvação para o país, como tenho certeza que não chegará ao segundo turno. Meu voto é a maneira que encontrei para sinalizar já passamos da hora de tratar seriamente a questão ambiental. E acredito que os bons milhões de votos que a moça da Amazônia receberá podem ajudar nisso.

Sobre Serra, não acho que seja muito melhor que Dilma, nem que as práticas de gestão e governo do PSDB sejam muito melhores que as do PT. Em geral, só vejo uma grande diferença ao enxergá-los como democratas de verdade.

Mas acredito que derrotar Dilma, seja lá com quem for, será o resultado mais saudável, hoje, para o Brasil. Porque a alternância de poder é sempre muito saudável, porque não deixaríamos nosso país se transformar numa nova versão ampliada e maquiada de Cuba e Venezuela.

Mas será muito difícil né não? Afinal, o curral construído pelo palácio do planalto coloca nossos velhos coronéis no chinelo. Fui dar uma olhada em alguns dados oficiais e descobri que (números de 31/05/2010) existem 12,5 milhões de famílias beneficiadas pelo bolsa família. Se colcarmos dois adultos por família, chegamos ao número de 25 milhões. Em 2006, Lula foi reeleito com 58 milhões de votos. Com o pleito mais apertado desta vez, e mesmo que nem todos os beneficiários do BF votem na moça, já é um belo handicap. E nem falamos de outras benesses espalhadas por aí.

Então me desculpem. Estou alarmado sim, mas longe de ser alarmista.

Um comentário em “Nunca antes na história desse país

  1. Xi… Contaminou-se!
    Daqui para você começar a ser chamado de direitista, reacionário e paranóico é um pulo! Conselho: assuma!

    Vamos ver quanto tempo você vai levar para começar a ser patrulhado e/ou xingado, ainda que veladamente, digamos, em seu local de trabalho, que é um lugar isento de aparelhamento (não alinhado) e onde a regra é a absoluta liberdade de opinião e idéias (as consonantes com a ordem do dia).

    Bem-vindo ao universo paralelo.

    Curtir

Comente

