Chaaaaaaato

Não adianta, ninguém consegue me convencer que esses debates de candidatos realmente funcionam. Tudo é muito amarrado, muito certinho, muito combinado. O de ontem chegou ao cumulo da TV Bandeirantes não dividir a imagem em frames, a pedido da candidata do governo. Por quê? Qual o medo que a candidata tem de ter suas expressões, quando perguntada ou quando ouve respostas de outros candidatos? Minha impressão é que debates entre candidatos só funcionam mesmo quando só há dois participantes e o conflito é inevitável.

Além de nada atraente, ainda competiu com a transmissão de uma semifinal de Libertadores, na emissora oficial, que definia qual o time brasileiro iria ao mundial de clubes. Resultado? No Ibope, 39 pontos para o jogo contra pouco mais de 2 para o debate. E depois não sabemos porque temos os governantes que temos.

Algumas observações sobre o encontro de ontem:

• Serra tentou debater, fez provocações (não tão duras quanto eu gostaria), mas ninguém – principalmente a candidata oficial – topou. Então começou a fazer campanha, pura e simplesmente. Eu diria que quase foi bem, até que fez uma cena ridículo de quase choro em suas considerações finais.

• Dilma gaguejou até para dizer boa noite. Mais do que despreparo e desinformação, minha impressão é de que isso aconteceu pela sua falta de experiência para debates. Vale lembrar que a moça nunca se elegeu nem pra vereadora, então é normal se enrolar. Mesmo assim, dados os devidos descontos, em alguns momentos chegou a dar vergonha da simples possibilidade (que hoje é enorme) de que uma mulher absolutamente inábil para grandes discussões possa vir a ser a presidente do país. E olha que eu nem citei sua dificuldade para sorrir e a quantidade de laquê que usou. Colocou Hebe Camargo no chinelo.

• Marina foi uma decepção. Quem tem o hábito de passar por aqui, sabe que meu voto nela já foi mais que declarado. Por princípios, por pensar que uma candidata a presidente ligada a questões ambientais seria a responsável por trazer à baila questões com as quais os políticos e partidos habituais não se preocupam. Mas ontem, ela quase me convenceu a anular o voto. Não atacou ninguém, tudo é lindo e maravilhoso, seus discursos com pontos de vista muito amplos não apontaram nenhuma solução real para nada que é importante. E essa sempre foi uma preocupação minha. Enquanto foi ministra, Marina (apesar de todas as melhores intenções do mundo) deixou tudo muito lento por sua mania de criar grupos de trabalho para decidir até quem é que apaga a luz da sala. No final, em suas considerações finais, declamando um texto típico de Bial em Big Brother, fiquei imaginando quem seria o eliminado da noite.

• Plínio foi, pra mim, a grande atração. Franco atirador com menos de 2% de intenções de voto e candidato por um partido nanico e radical, partiu pra cima de todo mundo. Ninguém lhe deu muita atenção, reclamou de discriminação, tentou fazer um carnaval mas… Pela combatividade, poderíamos até dizer que foi o vencedor do debate. Mas como não conseguiu, apesar de todas as provocações, nem respostas emocionantes dos outros, saiu apenas como o participante exótico.

No final das contas, o grande vencedor da noite foi o Boechat, que deve ter passado a noite com a língua coçando. Infelizmente, para os telespectadores, não soltou comentários.

Anúncios

Um comentário em “Chaaaaaaato

  1. Humoristas proibidos de “humorar” candidatos, debatedores proibidos de mostrar documentos, acusar, falar o que quiserem; torcida proibida de xingar, torcer, protestar; pais proibidos de dar limites.
    Mas somos obrigados a votar (quer dizer, o ministro do TSE teve a desfaçatez de enaltecer duas vezes o maravilhoso “direito” ao voto…), a pagar imposto sindical, a nos alistarmos nas FFAA.
    O Brasil é um país livre e sério, só pode ser isso. Eu é que sou ilegal, imoral e engordo.
    Ainda bem que não vi.

    Curtir

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s