Mr. Antigoleada

Muricy Ramalho foi confirmado agora há pouco como o novo técnico da seleção brasileira, que será responsável por renovar o time e por resgatar o jeito brasileiro de se jogar bola. Parece incoerente pra você? Pois é…

De quebra, ainda há a questão de relacionamento com a imprensa, que passou a ser quesito importante depois da passagem do anão pelo comando do escrete canarinho.

Continua incoerente?

Na verdade, apesar de haver vários bons técnicos por aí (eu disse vários, não muitos), graças ao histórico vencedor, os tais bons resultados, a escolha ficou entre Felipão, Mano Menezes e Muricy. E justamente o menos indicado para a função foi o escolhido.

Muricy Ramalho foi um bom meio-campo. E como técnico já colheu belos resultados, como o tri brasileiro no São Paulo. Mas e daí? Por que não seria um boa escolha?

A seleção brasileira não participa de campeonatos por pontos corridos, onde o planejamento e a constância são as chaves para o sucesso. Todos os torneios têm a fórmula 1ª fase em grupo pequeno + algumas fases em jogos eliminatórios, os mata-mata. E Muricy nunca soube ganhar competições com esse formato.

Muricy não gosta de futebol, gosta de ganhar. Não importa como. E isso, claro, se reflete na maneira como arma seus times. Fechados, quase como o ferrolho da seleção suíça, em busca de um gol e, a partir dele, segurar o resultado. Os times de Muricy não sabem jogar pra cima, não sabem agredir seus adversários, não os envolve com toque de bola e jogadas rápidas e tabelas. Porque Muricy não gosta de futebol.

E para manter seu estilo, ele não se preocupa em ter os melhores jogadores de futebol em seu time, ele quer os que melhor se adequam ao que entende por futebol.

De quebra, o sujeito é um bronco, igual ou pior ao Dunga quando precisa se relacionar com a imprensa, só que por razões diferentes. Dunga sempre foi contestado, desde o primeiro dia, por ser uma aposta. E apesar dos resultados, continuou apanhando. Além disso, Dunga é rancoroso e nunca aceitou o fato da seleção derrotada em 82 ser mais respeitada que a de 94, apesar do título capitaneado por ele. Pode até ser torta, mas a lógica está lá. Muricy é só mal educado mesmo, apesar de ser incensado pela imprensa esportiva (especialmente a paulista).

Esse texto todo foi apenas para mostrar a incoerência do seu Ricardo ao escolher o novo técnico da seleção brasileira. O problema é que pode piorar. Porque Parreira pode assumir um cargo na CBF. E aí teríamos duas figuras que sabidamente não gostam de futebol comandando o time que deveria ser a expressão máxima do esporte no país que mais conquistou títulos mundiais na história.

Então, se você torce pelo Brasil e gosta de futebol de verdade, bem jogado, prepare-se para se aporrinhar e até se desesperar com a nova seleção que vem por aí. Porque vamos passar os próximos anos jogando pra ganhar de 1 a 0 ou 0 a 0 (não perder já é considerado vitória pelo novo técnico).

Agora, se você é como alguns amigos meus, como o Octavio (que em breve assumirá os comentários sobre o Flamengo no blog Os 4 Grandes e diz que sou exigente demais só porque cresci vendo o Brasil jogar bola de verdade), é possível que você seja um torcedor feliz com o novo técnico e sua filosofia.

Mas podem ter certeza que começo a rezar desde já para que eu me engane, morda a língua. Garanto que assumirei o erro feliz, publica e escandalosamente.

Anúncios

4 comentários em “Mr. Antigoleada

  1. Na verdade 99% dos treinadores odeiam a imprensa, alguns conseguem dissimular o ódio e outros não, casos do Muricy, Dunga -esse não é treinador, Leão, Wanderley e outros menos votados. A relação Treinador x Jornalista é complicada, cada seguimento quer provar que sabe mais que o outro, parece que inventaram o futebol. Quem paga é o pobre do torcedor que acompanha o futebol, sem contar que a imprensa muda de opinião como modelo troca de roupa em desfile! O amado, idolatrado, e “preparado” Felipão é tão tosco e polêmico quanto o Muricy, em algumas passagens de sua carreira foi até flagrado mandando quebrar jogadores adversários, porém foi campeão do mundo – jogando um futebol de 5º categoria – e virou unanimidade. Depois querem fazer pesquisa com as torcidas para saberem se sentem mais a derrota da Seleção ou a dos seus Clubes.

    Curtir

  2. Ô, meu jovem…Não alimente tanto rancor neste coração.

    Nos últimos cinco anos, em quatro deles Muricy foi considerando o melhor técnico do país. Levou o São Paulo ao inédito tricampeonato brasileiro (2006, 2007 e 2008) e só não conquistou o torneio em 2005, com o Internacional, porque o juiz garfou o Inter no Pacaembu, dando o título ao Corinthians.

    Desde que assumiu o São Paulo em 2006, Muricy fez do São Paulo um time competitivo e vitorioso. Há dúvida disso?

    Em seu primeiro ano, chegou à final da Libertadores. Perdeu para o Inter. Mas foi campeão brasileiro após 15 anos. A história se repetiu nos dois anos seguintes.

    Fiz uma pequena pesquisa e os números de Muricy no São Paulo são inquestionáveis. Ele soma 360 partidas em suas duas passagens pelo clube (1994 a 1997 e 2006 a 2009). No período, foram 194 vitórias, 100 empates e 66 derrotas, um aproveitamento de 63% dos pontos.

    Em sua segunda passagem foram 252 jogos, com 139 vitórias, 67 empates e 46 derrotas: um aproveitamento de 64% dos pontos disputados.

    Não é possível que isso não seja suficiente para credenciá-lo ao cargo…

    E olha que vc me conhece e sabe que não sou nem um pouco defensor do Muriçoca…A diferença é que estes números dizem muito, de acordo com a minha forma de pensar…

    Curtir

    1. Você acabou de confirmar tudo o que eu disse. Me deu números, que Muricy adora, mas não rebateu nenhuma das críticas que eu fiz ao jeito Muricy de jogar ou sobre a dicotomia Pontos Corridos X Mata-Mata.

      Repito: tomara que eu esteja enganado, mas quem gosta de futebol e torce pela seleção, vai passar os próximos anos sofrendo e com muita raiva.

      Curtir

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s