Por Tutatis!

Estamos no ano 50 antes de Cristo. Toda a Gália foi ocupada pelos romanos… Toda? Não! Uma aldeia povoada por irredutíveis gauleses ainda resiste ao invasor. E a vida não é nada fácil para as guarnições de legionários romanos nos campos fortificados de Babaorum, Aquarium, Laudanum e Petibonum…

Para quem não conhece (existe alguém que não conhece Asterix?), Asterix é uma série de quadrinhos criada pelos franceses Albert Uderzo e René Goscinny que contam a história de uma pequena aldeia ao norte da Gália que, com a ajuda de uma poção mágica, resiste ao domínio do Império Romano.

É mais ou menos assim que vejo o Uruguai. Um país pequenino, quase uma vila, de população pequena e relativamente idosa, que tem orgulho de seus pampas e seus carros antigos, que vive em um ritmo muito mais lento, desafiando o que sugere (e exige) a aldeia global.

No futebol, não é muito diferente. Times que nos metiam medo até 15 ou 20 anos atrás, como Peñarol e Nacional, já não têm mais força. Sua última seleção razoável jogou na década de 80, comandada por Francescoli, e não fez muito barulho. Semifinal de Copa, a última foi há 40 anos e derrotada por um Brasil de Pelé, Tostão, Gérson, Rivellino, Jairzinho e companhia limitada.

Mas o Uruguai, quem diria, último país a se classificar para a Copa da África do Sul, está nas semifinais. E num roteiro digno das maiores epopéias, mas sem a graça das surras que Asterix e Obelix aplicavam nos romanos, a celeste eliminou a última representante africana.

O atacante Suárez, sem druidas ou poções mágicas (mas com as mãos de Deus, como brincou), já é o protagonista do grande momento desta Copa, ao salvar um gol de gana em cima da linha, com as mãos, aos 15 minutos do segundo tempo da prorrogação.

E essa pequena aldeia gaulesa ao sul do Brasil, um time do qual nada mais se espera, vai enfrentar nossa algoz. O herói de hoje, expulso, não joga. Torço para que do resto do time, pelo menos um tenha caído, quando criança e por acidente, dentro do caldeirão. Avante Celeste!

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s