Jogos 15 e 16: a estréia da fúria e pitacos sobre um Brasil previsível

Preferi não ligar o computador durante ou depois do jogo, ontem. Uma besteira. Porque qualquer sujeito que acompanha futebol e fosse minimamente racional seria capaz de prever algo parecido com o que aconteceu ontem. Simplesmente, porque desde que o Dunga assumiu, a seleção brasileira virou um time especialista em jogar nos contra-ataques. Em compensação, teve (e continuará tendo) problemas contra todos os times que armaram suas retrancas. Como não há criatividade, não se consegue furar as defesas bem armadas com oito, nove e até dez jogadores. Elementar meu caro Watson.

E entre a enxurrada de piadas e manchetes sobre a partida, minha preferida está na capa do Globo, sobre os muitos treinos secretos da seleção: “Tanto segredo pra isso?”. Entre as imagens da partida, um jeito meio Jânio e um tanto perdido na foto que está no site do Extra e republico aí ao lado.

Eu que, apesar de ranzinza, sou um torcedor otimista (quase louco como o palpite de 6 a 1 faz desconfiar), pensava que apesar disso tudo, o time seria capaz atropelar um amontoado de semi-amadores. Não deu. E o resultado disso é que o Brasil corre riscos absurdos de nem se classificar para a segunda fase. Se Costa do Marfim e Portugal conseguirem se preparar para jogar na retranca, pelo empate e contando com o saldo de gols sobre a Coréia do Norte, será um belo de um sufoco. De quebra, ainda poderemos ser pegos em contra-ataques e não conseguir nem empates honrosos. Enfim, sou torcedor e acredito que vamos em frente, mas não custa nada estar preparados para a festa acabar (bem) mais cedo.

Hoje termina a primeira rodada com a estréia da Espanha, cantada e decantada como uma das grandes favoritas. Sem dúvida, tem um timaço. Resta saber se vai passar por cima das eternas desconfianças pela falta de poder de decisão e da sina de ‘jogar como nunca e perder como sempre’. No grupo com Honduras, Chile e Suiça, deve passar fácil e em primeiro, mas pode ter alguma dificuldade com o ferrolho tradicional da turma que é especialista em relógios.

A segunda rodada começa com o time da casa enfrentando o Uruguai, mas meu palpite para esse jogo pela hora do almoço.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s