Jogo 2: qu’ils mangent de la brioche et croissants

A mística da celeste olímpica está na copa. Se você realmente acredita nisso, deve ter 85 anos de idade ou mais e ouviu pelo rádio a conquista da primeira copa do mundo e o bi-campeonato olímpico uruguaio entre as décadas de 20 e 30. Porque, verdade seja dita, o último time mais ou menos que o Uruguai conseguiu montar era liderado por Francescoli, ganhou de 6 a 1 da Dinamarca e, no jogo seguinte, perdeu de 5 para a Espanha. Isso aconteceu em 1986.

Os destaques do time são o já quase coroa zagueiro Lugano e Loco Abreu, centroavante no melhor estilo poste que vive fazendo gols de cabeça pelo Botafogo. Apesar de estar em um grupo teoricamente equilibrado, ficará pela primeira fase.

Apesar de bicampeão, a presença uruguaia em copas sempre foi intermitente. Curiosamente, em sua última participação (2002), enfrentou a França na primeira fase e segurou o empate em 0 a 0. Dessa vez, o time da terra do croissant deve levar vantagem apesar de também não ser lá grandes coisas. Só para conhecimento, no último jogo antes do embarque para a África do Sul, os franceses conseguiram a proeza de perder para a China.

O problema é que tem gente entre os convocados tentando provocar uma nova revolução. A torcida pelos lados do Champs-Elysées é que tudo se resolva a tempo ou a Bastilha, dessa vez, cairá para todos. O destaque do time gaulês é o meia Ribéry, que a imprensa européia tenta nos convencer de que é um craque mas que, para mim, não passa de um botinudo. Na verdade, após 30 anos de Platini e Zidane, parece que a França vai sofrer um bom bocado para encontrar um outro craque.

Mas mesmo com um time mais ou menos, problemas de relacionamento e a aposta do PVC na classificação de sulafricanos e mexicanos, acho que a França passa de fase.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s