Tudo tem limite

Eu que implico com Dunga e sua seleção até não poder mais, fiquei razoavelmente mais sorridente no dia em que o time da CBF passou por Brasília para o beija-mão antes da viagem para a África do Sul. Na foto oficial, nosso técnico aparece de cabeça baixa e nitidamente constrangido, sabedor de que aquilo ali era uma grande besteira que poderia ajudar muita gente, menos o seu time.

Pois hoje é um dia em que, não apenas Dunga, mas todo e qualquer brasileiro deveria ficar constrangido. Nesse momento está começando, em Harare, o primeiro de dois jogos-treino que a seleção faz antes da estréia na Copa.

Harare é a capital do Zimbábue. O presidente Robert Mugabe, apoiado por empresas duvidosas de países duvidosos, investiu US$ 1,8 milhão nessa partida, enquanto sua população tem 88% de desempregados, 25% dos adultos do país têm AIDS e a expectativa de vida da população é de 42 anos. E é claro que esse dinheiro não resolveria os problemas, mas qualquer tostão bem aplicado ajudaria muito.

Além disso, Mugabe (o sujeito sorridente da foto aí em cima) está no comando do país desde 1980, reeleito seguidamente em pleitos notadamente fraudulentos. Mas apesar de se apresentar como democrático, três milhões de cidadãos do Zimbábue estão refugiados na África do Sul, com medo de morrer mesmo estando além das fronteiras.

Mas alguém há de dizer que o futebol não pode se deixar influenciar por questões políticas. Então deve ser por isso que trocentas seleções foram convidadas para amistosos e para encerrar sua preparação para a Copa no Zimbábue e nenhuma aceitou. E deve ser pelo mesmo motivo, que futebol não tem nada a ver com política, que o ditador e seus ministros estão pajeando, desde o desembarque no país, jogadores que são ídolos mundiais.

Mas a gente sabe que há muita gente que não fica constrangida com nada. E muitas delas ocupam posições de destaque em organizações nacionais e têm até aspirações internacionais. Mas o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, deveria saber que para tudo há limites. Até para pão e circo.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s