Blá-blá-blá, ti-ti-ti, vrummm-vrummm

Estamos no meio de uma semana de grande prêmio, a dois dias dos carros irem à pista para os treinos livres em Istambul. E notícias e boatos continuam pipocando aqui e ali.

O mais barulhento trata das negociações entre Felipe Massa e Ferrari sobre sua renovação de contrato. Felipe é ligado à Ferrari desde 2001 e seus contratos sempre foram renovados sem estardalhaço, sem que toda a imprensa ficasse de olho no que estava acontecendo. Mas boatos de que Kubika teria um pré-contrato assinado com o time de Maranello para o próximo ano esquentou a coisa. Além disso (e apesar de ser o líder do campeonato), especulações sobre a aposentadoria de Mark Webber ao final de 2010 ajudaram a aumentar o ti-ti-ti.

Massa perdeu seu lugar? Massa vai para a Red Bull? Para a Renault? Victor Martins revelou, nesta semana, que a McLaren sondou o brasileiro no ano passado, às vésperas do GP da Hungria, convite recusado pelo brasileiro pois estaria renovando seu acerto com a scuderia naquele final de semana, algo que não aconteceu graças à mola que voou do carro de Barrichelo. E agora? Seria um bom momento para buscar novos ares? A favor da Red Bull, a notícia de que o projetista Adrian Newey seguirá com o time dos energéticos por um bom tempo.

Enfim, por enquanto não é possível arriscar nada.

Sobre os pneus que serão usados a partir da próxima temporada, a disputa terminou entre Pirelli e Michelin. Mas como disse no dia 14 de maio, a escolhida será a fábrica italiana e o anúncio deve sair nesse final de semana. E aviso logo, nenhum passarinho verde piou aos meus ouvidos. Mas se olharmos os detalhes… A Pirelli já é fornecedora da GP 3, categoria que estreou neste ano. Além de fazer uma proposta muito mais econômica, passaria a fornecer também para a GP 2, calçando os carros do acesso à ponta.

Outra coisa que disse no mesmo dia é que a Hispania até terminaria 2010, mas não correria no ano que vem. Pois não é que a equipe anunciou hoje que encerrou sua parceria com a Dallara? Sem parceiro e sem capacidade de construir, o que vocês acham que vai acontecer? E Bruno Senna afundando junto…

Meu terceiro palpite naquele dia versava sobre as novas equipes que estariam no grid em 2011. E talvez eu erre feio. Oficialmente há cinco times lutando por uma vaga, a 13ª que foi abandonada pela US F1: Epsilon Euskadi, Art Grand Prix, Durango, Stefan GP e Cypher.

Delas, considero que duas estão fora da disputa real. A Stefan tentou esse ano, fez muita pressão, negociou com Toyota, foi apoiada por Bernie Ecclestone, mas não vingou. A Durango não teve capacidade financeira de se manter nas categorias de base.

Mas aí, foi anunciado que o GP dos EUA volta ao calendário em 2012, em uma pista que será construída em Austin, capital do Texas (vem aí mais um ‘Tilkódromo’). Aí, a Ferrari volta a fazer pressão pela possibilidade do terceiro carro, que gostaria de competir administrado por uma equipe americana. Aí, representantes da Cypher anunciam que negociam com uma renomada montadora da F1. E aí, são tantos interesses comerciais que já não duvido que, apesar do último fracasso ianque, essa tal Cypher ocupe a vaga aberta, relegando duas das maiores equipes do automobilismo mundial, com história com carros de fórmula, turismo, protótipos e até rali, à briga por uma possível (e até provável) segunda vaga.

Será que Jean Todt, o novo presidente da FIA, cometeria esse erro logo depois das cagadas que Max Mosley fez? Ou será que a Sauber, que também tem muitos problemas financeiros, também deixaria a F1, abrindo – ao todo – três novas vagas?

Todas esses boatos e especulações e chutes e palpites e dúvidas com apenas um terço do campeonato completo. E falei um monte de coisas, mas não disse nada sobre o que é mais importante, a corrida de domingo. E que Massa, se ainda quiser sonhar com disputas em 2010, tem a obrigação de fazer um grande resultado na pista em que ele já venceu três vezes. E pra não ficar só nisso, o já tradicional vídeo de apresentação da pista, produzido pela Red Bull e comandado por Mark Webber. A tal curva 8 é sensacional até no vídeo game, vejam só.

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

more about “A Trip Around The Track At Turkey :: …“, posted with vodpod
Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s