Vida de gado (novamente ou múúúúúúúú)

A demora em voltar ao tema aconteceu pela soma de obrigações profissionais, confusões pessoais (a mudança e toda a sua preparação) e a resposta do metrô ter entrado na caixa de spam.

A questão é que não seria justo fazer barulho com a mensagem que enviei para a empresa e ficar em silêncio sobre sua resposta, concordando ou não com o que foi dito.

Enfim, no dia 5 de maio enviei uma mensagem para o Metrô Rio via área de relacionamento do site da empresa. A mesma mensagem foi enviada para o secretário, subsecretário e assessoria de imprensa da Secretaria de Transportes do Rio de Janeiro.

A turma do governo não tomou conhecimento, o que é uma pena. O Metrô respondeu e segue abaixo o texto que chegou à minha caixa de correio no dia 13 de maio.

de relacionamento@metrorio.com.br
para xxxxxxxx@xxxxxxxx
data 13 de maio de 2010     14:25
assunto SAC METRO – Resposta

Agradecemos o seu contrato e a preferência pelos nossos serviços. Com relação à sua observação, gostaríamos de prestar alguns esclarecimentos: Operamos diariamente com 100% da frota, realizando a manutenção em horário de pouco movimento para não alterar a grade de trens, e que nossos índices de cumprimento de intervalo são fiscalizados pela agência reguladora (AGETRANSP). Com o objetivo de adequar o sistema para a operação da nova linha 2 (Pavuna – Botafogo) os intervalos sofreram modificações e foram suspensas as operações de trens extras nas duas linhas. Essas medidas são necessárias para regular a operação diária, permitindo assim, que os trens da Linha 2 possam circular a partir da estação São Cristóvão, passando pela futura estação Cidade Nova até a estação Central, fazendo a conexão direta com a Zona sul da cidade. Estas mudanças estão disponíveis através de campanha de esclarecimento nas estações e em nosso site (www.metrorio.com.br). Mencionamos ainda que, no início das obras, houve certo desconforto, em virtude das ações impetradas, mas devemos considerar que após o término das mesmas, os benefícios em termos de agilidade e conforto proporcionados pelo novo sistema farão com que a sensação inicial seja plenamente recompensada, pois o Metrô será mais moderno e focado no futuro para todos os cariocas. O sistema metroviário possui como característica a utilização de horários programados e intervalos pré-estabelecidos. No Metrô do Rio de Janeiro não é diferente. Hoje os intervalos previstos, em carater provisório, são: A operação da nova linha 2 funciona até as 21h nos dias úteis no trecho Pavuna/Botafogo (apartir de 22/fev). Aos Sábados e Domingos a nova linha 2 funciona no trecho Pavuna/Estácio. Dias úteis Das 05 h às 05:45 h: 10 minutos Das 05:45 h às 09:40 h: 6 minutos e 10 segundos Das 09:40 h às 16:30h: 6 minutos e 50 segundos Das 16:30 h às 20:10 h: 6 minutos e 10 segundos Das 20:10 h às 21:30 h: 10 minutos Das 21:30 h às 24 h: 10 minutos Domingos e feriados LINHA 1 – 8 minutos e 40 segundos LINHA 2 – 10 minutos Ficamos à sua disposição para outras informações e teremos um imenso prazer em atender. Atenciosamente, SERGIO PACHECO Relacionamento com o Cliente Metrô Rio

Então, vamos aos detalhes:

– A empresa demorou OITO dias para enviar uma resposta padrão;

– Nenhuma das questões que levantei (republicadas abaixo) foi respondida a contento.

– Desde a implantação da ligação direta entre Pavuna e Botafogo, os trens da linha 1 (Tijuca-Ipanema) tem um carro a menos do que deveria. Ou seja, meu trem tinha DOIS carros a menos.

– Eu esperei por 12 minutos, não sei quanto tempo mais de intervalo antes da minha passagem pela roleta.

– Se houve intervalo tão grande e as estações continuavam cheias, gostaria de saber qual o tráfego à frente? O metrô, agora, mente também?

– Por que o metrô não informa os passageiros dos problemas nas linhas antes de passarmos pela roleta e gastarmos o dinheiro da passagem?

E alguns comentários:

– O Sr. Sergio Pacheco lembra que os índices de cumprimento de horário são fiscalizados pela AGETRANSP. Pois nem o Sergio nem ninguém do governo vai conseguir me provar que a agência reguladora fiscaliza seriamente a operação do metrô (não apenas os horários). Se esse negócio fosse sério, não teríamos visto a destruição do meio de transporte mais eficiente que o Rio já teve um dia e que hoje é a bosta (desculpem o termo nada técnico) que é;

– o Sr. Sérgio Pacheco precisa saber que a operação do metrô é uma concessão pública de um transporte de massa, ou seja, toda a comunicação deve ser feita pensando na massa e não pode ficar restrita às campanhas de esclarecimento nas estações e no site da empresa. Devem ser usadas, a qualquer novo movimento, emissoras de TV, rádios e jornais de grande circulação. Só assim é possível considerar que a população está realmente informada de tudo o que acontece;

– Quero crer que o texto ter chegado todo embolado (sem organização em parágrafos, por exemplo), foi um problema de configuração provocado pelos servidores de correio eletrônico. Mas isso não esconde o fato de que o Sr. Sergio Pacheco precisa, urgentemente, de um profissional de comunicação em sua equipe, que conheça profundamente a língua portuguesa;

– Por fim, só posso considerar que o Sr. Sergio Pacheco é um pândego ao dizer que houve “um certo desconforto” quando a nova linha começou a funcionar. Porque, na semana mais tranqüila do ano, entre Natal e ano novo, o metrô provocou o caos no Rio de Janeiro. E seis meses depois, pouca coisa melhorou.

P.S.: É claro que todos aqueles que receberam a mensagem que gerou essa resposta serão avisados que este post foi publicado. Vejamos se haverá alguma manifestação.

Anúncios

3 comentários em “Vida de gado (novamente ou múúúúúúúú)

  1. E eu que vendi o carro contando com o metro te tínahmos…deposi da inauguraçõa dessa linha que vai sa Pavuna a Botafogo, a coisa ficou ainda mais infernal!
    Deviam era ter feito era uma ligação pavuna-Cinelândia, como era o projeto original…
    Ainda temos de aturar um bando de mau educados, que quando entram ou saem, carregam tudo pelo caminho que nem boi mesmo!!!

    Curtir

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s