A caminho da Copa: atraso na hora certa

É incrível como algumas pessoas se espantam ou até comemoram notícias como a publicada hoje sobre a Copa 2014. Para quem não sabe, Jerome Valcke, secretário-geral da FIFA, disse claramente que ‘o Brasil não está no caminho certo’. E a matéria da Globo.com chega até elogiar o dirigente por saber o que acontece no Brasil, só porque citou o carnaval.

Ora pombas, se o cara realmente soubesse o modus operandi da bandi… quer dizer, cartolagem brasileira, não estaria tão surpreso com a falta de ritmo na preparação do país para o torneio que acontece daqui a quatro anos.

É simples assim: a Copa foi vendida como o grande evento que é, que daria lucros enormes, traria divisas para o país e que tudo (ou quase tudo) seria bancado pela iniciativa privada. Mesmo assim, ao assinar o contrato pela realização, é necessário que haja o chamegão do presidente garantido o negócio.

Quem acompanha o caso, mesmo de longe, sabe que o dinheiro necessário ainda não apareceu, a ‘iniciativa privada’ não comprou a briga. A partir disso, as coisas funcionarão assim: empurra-se o início da preparação, em todas as sedes, com a barriga, sob a pretensa busca por apoio de empresas. Quando a única forma de deixar tudo pronto for a operação de emergência, aciona-se os governos federal, estaduais e prefeituras que despejam uma montanha de dinheiro sem licitação (lembram da emergência?). Tudo fica pronto em cima da hora, tudo acontece lindamente e – depois – ninguém sabe, ninguém viu o que aconteceu com o dinheiro.

Duvidam? E não lembram o que aconteceu com o Pan? Pois a chance da história se repetir na Copa e no Rio 2016 são monstruosas. Eu não tenho dúvidas de que será assim. E, depois, ninguém sabe de onde saem as mansões, carrões, viajões, fazendões etc etc etc.

Da copa, até agora, de bom só o selo oficial que ficou lindo.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s