Virgem

E apareceu o carro da primeira novata da Fórmula 1. Como podem ver na foto, um desenho um tanto conservador, sob alguns aspectos, se comparado com os outros sete carros já apresentados até agora.

A primeira coisa a se destacar no modelo é que sua concepção foi toda no computador, sem o uso do túnel de vento, utilizando a dinâmica de fluídos computacionais (CFD), tecnologia que simula todo o fluxo de ar no carro. Para efeito de economia, é uma grande sacada. Resta saber se será eficiente. Mas dificilmente teremos essa resposta neste ano.

A Virgin utilizará o motor Cosworth e pagará pelo noviciado na categoria. Ou seja, não deve ter grandes expectativas além de ser a melhor novata. A vantagem é que não falta dinheiro nem conhecimento técnico, pois a Manor – equipe original que ‘vendeu’ o nome ao multiempresário Richard Branson – sempre foi bem estruturada e conseguiu muitos bons resultados em categorias menores.

Outro destaque é o fato de não ser mais um filhote da Red Bull 2009 de Adrian Newey. O bico é bem estreito, não tão alto, e a asa dianteira é bem simples. As semelhanças com outros modelos apresentados estão nas ‘abas’ que surgem ao longo do bico (uma tentativa de compensar com a aerodinâmica a perda de aderência com a diminuição dos pneus dianteiros) e no cofre do motor, com uma solução próxima à Mercedes: nem as horrorosas ‘bigornas’ ou ‘barbatanas’, nem sua ausência total (como fez a Ferrari). Em geral, um carro simples. Mas quem disse que simplicidade é inimiga da eficiência?

Por fim, a pintura rubro-negra, claro, agradou. Além disso, será fácil identificar o carro na pista, não há nada parecido. Por enquanto, o único senão são os detalhes ‘tribais’ na asa dianteira, cofre do motor e laterais do aerofólio.

O próximo lançamento acontece na terça, da Force India.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s