Muitas novas e mais especulações

 

Jim Clark

Jim Clark

Nas 37 temporadas da Fórmula 1, entre 1958 e 94, foram 491 corridas, 172 pódios, 107 pole positions, 79 vitórias, 71 melhores voltas, sete títulos de construtures e cinco pilotos campeões mundiais: Jim Clark (duas vezes), Graham Hill, Jochen Rindt (post mortem), Emerson Fittipaldi e Mario Andretti.

Pois a novidade do dia, que pegou todo mundo que acompanha a F1 de surpresa, é que a Lotus voltará a correr em 2010.

 

Graham Hill

Graham Hill

A nova Lotus (que não tem nada a ver com a antiga, é bom que se diga) vai ocupar a vaga da BMW Sauber, que anunciou sua retirada há poucas semanas. E nesse estranho mundo moderno onde ninguém é dono de mais nada e CEOs e conselhos de administração dirigem grupos de empresas absolutamente despersonalizadas, um consórcio de investidores (eu sou do tempo que consórcio era algo para quem queria comprar um carro) e o governo malaio fizeram a inscrição da equipe.

 

Jochen Rindt

Jochen Rindt

O chefe da equipe será Tony Fernandes (fundador e presidente do Tune Group que é dono da Air Ásia que patrocina a Williams) e o diretor-técnico será Mike Gascoyne, ex-Renault, Toyota e Force India (foi demitido no final de 2008). A sede da equipe será em Norfolk, próxima à Litespeed (time de F3 que se inscreveu e foi preterida no primeiro processo de escolhas da FIA, entre junho e julho), e cerca de 20km da fábrica original da Lotus. Sua base, onde o trabalho pesado será feito (projetos, pesquisa, desenvolvimento, fábrica e centro técnico), ficará no autódromo de Sepang e os carros usarão a configuração padrão da FIA: câmbio X-Trac e motores Cosworth.

 

Emerson Fittipaldi

Emerson Fittipaldi

Mas essa não é a única notícia do dia não. Ainda sobre carros e equipes, Max Mosley já avisou que vai pedir às 13 equipes escolhidas uma permissão para mudar as regras, permitindo a entrada de mais um time e o aumento do grid para 28 carros. Isso porque a BMW Sauber (ou seus espólios, digamos) foi comprada pela empresa suíça Qadbak Investments. Se tudo der certo, há possibilidades desse “novo” time usar motor Ferrari (antes de ser abraçada pela BMW, a Sauber era parceira dos italianos) ou, por que não, o mesmo Power train padrão oferecido às novas equipes.

 

Mario Andretti

Mario Andretti

Nessa notícia há um detalhe. É claro que a tal autorização para que tenhamos 14 equipes é necessária para evitar problemas futuros, mas as chances de termos 28 carros na primeira corrida de 2010 é mínima, tudo isso por causa do imbróglio Piquet-Briatore-Symonds-Renault.

A nova desta novela é que Max Mosley ofereceu a Pat Symonds o benefício da delação premiada, em função do seu primeiro depoimento, em que preferiu não responder as perguntas dos investigadores. Como não negou nada, os investigadores praticamente já confirmaram a veracidade da história de Nelsinho. Se aceitar, joga Briatore aos leões como único culpado de tudo. E mesmo que não aceite, dificilmente a Renault e os dois chefes do time sairão ilesos. Com esse cenário, quem pode garantir que a equipe francesa continuará na F1?

 

Pat Symonds

Pat Symonds

De quebra, novos rumores de uma possível desistência da Toyota voltaram a rondar o padock nos últimos dias. Querem mais? Já há muitas e muitas dúvidas sobre a capacidade das novatas escolhidas no meio do ano estarem prontas de verdade.

Quer dizer, em vez de 28 ou mesmo 26, há uma grande chance de termos apenas 24 ou 22 carros largando em 2010. É claro que a basca Épsilon Euskadi continua pronta para a F1, mas se as decisões demorarem muito a sair, não será possível construir os carros e preparar tudo o mais que envolve um time de fórmula 1.

Quem aposta em quê?

Anúncios

4 comentários em “Muitas novas e mais especulações

  1. Tambem andei pensando…

    E aquele caso do nelsinho com um homem mais velho, como o briatore falou?
    quem seria?…

    Seria o BigMax?

    Nesse caso o briatore tem uma bomba escondida dentro do casaco.

    Mas sera que ele quer se implodir como fez o nelsinho?

    Ou vai agir nos bastidores, como e mais o seu estilo?

    De qualquer maneira, sendo ou nao o velho Max, esse caso do nelsinho, se for verdade, ainda vai dar o que falar nessa vendetta.

    Curtir

  2. definitivamente, o povo deve estar querendo se livrar do Briatore mesmo. Eu acho que tinha era que banir do esporte TODOS os envolvidos. Essa delação premiada oferecida a todos menos F.B. está ficando vergonhosa também.

    Curtir

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s