Entre a cruz, a espada e uma árvore frondosa

marina-silva_aeÉ curioso como algumas coisas parecem acontecer por acaso. Ontem, as eleições de 2010 apareceram no meu dia em duas situações absolutamente distintas. A primeira, relacionada ao trabalho e a algum planejamento que não pode esquecer que o ano que vem não será um ano qualquer.

Depois do trabalho, em um papo com um amigo daqueles com quem se fala de tudo, futebol a política, de fórmula 1 a pousadas pet friendly. E depois de dois ou três minutos (talvez até menos) falando sobre o tema, chegamos à constatação óbvia de que o pleito presidencial se encaminha para um segundo turno em que seremos obrigados a escolher entre o desespero e o desalento; entre o logro e o embuste; entre o pavor e o terror; entre o PT de Lula, Zé Dirceu e Genoíno, e o PSDB de FHC, Arthur Virgílio e Aécio Neves. Enfim, nossa eleição presidencial se resumirá a um plebiscito entre Dilma e Serra.

Pelo menos é o que parece, por enquanto. Mas será que não é possível mudar isso?

O importante é que temos que acreditar em alguma coisa e, ao menos, tentar fazer dar certo. Sou Marina da Silva desde pequenininho. Vou votar e fazer campanha. E seu discurso sobre o desenvolvimento sustentável e sua consciência ecológica dificilmente (quem sabe?) chegarão ao segundo turno. Não importa.

Ao menos, minha escolha representará a opção que realmente acredito ser melhor para esse bendito país onde uma cegonha me deixou cair de pára-quedas. Meu voto será importante para mostrar o que penso ser certo, que caminhos imagino serem os ideais, que discussões devem ser travadas.

Meu voto tentará mostrar que responsabilidade ambiental é, antes de tudo, responsabilidade social. Meu voto tentará mostrar que ser ambientalmente responsável não significa demonizar a produção e o capital (como meia dúzia de muita gente tenta fazer parecer), apenas encontrar caminhos novos que resultariam em produção com mais qualidade e diversidade, e capital que atenda a banca e a plebe de maneira justa sim, mas nunca sem mérito ou como esmolas oficiais.

E se tudo der errado e Marina não tiver mesmo a chance de disputar a eleição, escolheremos – entre a cruz e a espada – como mandaremos o Brasil para a forca.

Está germinando uma nova forma de produzirmos a base material da nossa existência. E por que isto está acontecendo? Porque nós estamos vivendo duas crises: uma crise econômica, que todos se preocupam, com justa razão, para resolvê-la. Mas, também, vivemos uma crise ambiental sem precedente, e que nem todos se preocupam com a mesma intensidade, para resolver esta crise. Só que a segunda é mais grave que a primeira. E, se não resolvermos a segunda, qualquer saída para a primeira, será uma falsa saída. Porque não há como resolver os problemas econômicos e sociais, destruindo as bases naturais do nosso desenvolvimento.

Marina da Silva

Anúncios

4 comentários em “Entre a cruz, a espada e uma árvore frondosa

  1. Aparentemente, Marina parece ser mais sensata na questão da moda, o meio ambiente, porque (pelo menos eu nunca vi) não age como fanática. Ela não é uma ambientalista/ativista, é uma pessoa que estuda e conhece o assunto, diferente da nomenklatura que manda hoje, uma seleção de “chutadores” e bravateiros.

    Dependendo do tipo de alianças que ela fizer, da parte não ambiental do programa de governo – e esse foi um grande vacilo do PV para mim ainda na última campanha para o governo do Rio, o site da candidata Denise Frossard não botava nunca o programa de governo no ar, eu solicitei o programa por email ao partido e nunca tive resposta -, dependendo ainda das malas que vierem nesse caminhão, pode ser até que eu invista meu voto nela, vamos ver. Ainda tem muita água pra rolar debaixo da ponte.

    O que o PV devia fazer agora era deixar mais clara a sua posição ideológica, se vai ser apenas um partido de esquerda com outra cor mas ainda fundamentado nos mesmos ideais de marxistas-socialistas, ou se vai defender a sua bandeira verde com bom-senso e respeitando o direito às liberdades individual, econômica e de consciência.

    Curtir

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s