Honduras

hondurasResolvi tomar conhecimento do tal golpe de estado de Honduras, um país capaz de mudar para sempre a história da humanidade.

Ok, ranzizices e cinismo a parte, fui dar uma olhada na confusão que, pelo andar da carruagem, não será resolvida em pouco tempo.

Resumindo, a história é a seguinte. O presidente eleito resolveu fazer um referendo popular para ser autorizado a disputar a próxima eleição. Na verdade, tentaria um terceiro mandato. Mas o poder judiciário disse que não podia fazer, que era inconstitucional e tal. O tal mandatário resolveu peitar o judiciário e disse que faria o referendo assim mesmo. Os militares avisaram que não fariam a segurança do pleito. O mancebo disse que, então, a polícia garantiria a segurança da população no dia da votação. E no domingo marcado, o exército tirou o presidente da cama, o mandou com sua família para a Costa Rica e nomeou um novo presidente responsável por convocar eleições ainda este ano.

Fora do país, a grita foi geral: golpe de estado!!! O novo governo mandou os gritos às favas e avisou que se o (agora) ex-presidente pisar no país, vai preso.

Inevitáveis as lembranças das décadas de 60 e 70 de nossa querida América Latina. Mas, sinceramente, o que Chávez e Evo andam fazendo não são ações dignas dos maiores golpistas?

A verdade é que inspiração para um lado e outro não faltam. Os países ‘livres’ ameaçaram isolar o país e, rapidamente, o novo governo se desfiliou da OEA que, por sua vez, não reconhece o novo governo e dá guarida para o (atual) ex-presidente.

Enfim, não dá pra acreditar que a confusão de Honduras possa contaminar outros países e inspirar uma nova onda de golpes militares pelo continente. O curioso dessa história é perceber que os grandes “líderes” Lula e Chávez não estão se metendo como deveriam, como mediadores. Aliás, estão com as boquinhas bem fechadas. Afinal, se comprometer pra quê?

Anúncios

2 comentários em “Honduras

  1. O exército tirou o presidente e entregou-o VIVO em outro país por ordem da corte constitucional e não nomeou o novo presidente, ele é o presidente do congresso, como manda a carta magna de honduras.

    http://www.midiasemmascara.org/index.php?option=com_content&view=article&id=7589:golpe-de-estado-em-honduras&catid=101:america-latina&Itemid=87

    Aliás, nenhum jornalista “diplomado” parece que se deu ao trabalho de ir conferir a carta magna de Honduras, mesmo com a população do país gritando aos quatro ventos que o que houve lá não foi golpe. Para quem quiser, o link está abaixo. Atentem para o parágrafo 5 do artigo 42:

    http://www.honduras.net/honduras_constitution.html

    O Granma, que não é um jornal, mas “ÓRGANO OFICIAL DEL COMITÉ CENTRAL DEL PARTIDO COMUNISTA DE CUBA”, claro, apóia incondicionalmente Zelaya, e parece reger o chororô geral.

    O que houve em honduras foi estritamente dentro da lei, a chiadeira acontece porque é um discípulo de Chavez e Fidel que foi apeado de sua tentativa golpista. Como os órgãos como a OEA e a ONU, além da mídia em geral, são dominados atualmente por esquerdistas roxos, que amam uma ditadura vermelha, a grita foi geral. Inclusive a posição da Human Rights Foundation custou a renúncia de Armando Valladares, um refugiado cubano que conhece de perto um golpe seguido de uma verdadeira ditadura perpetrado por assassinos de verdade (fonte citada no artigo abaixo):

    http://www.midiasemmascara.org/index.php?option=com_content&view=article&id=7582:armando-valladares-renuncia-a-human-rights-foundation&catid=101:america-latina&Itemid=87

    Honduras deveria ser um exemplo para o que se entende por democracia.

    Curtir

    1. Ô iluminado, é claro que alguma coisa estava muito errada. Pelo menos de memória, não consegui pensar em golpes de estado, como se conhece, apoiados pelas supremas cortes locais. Mas, na verdade, o post era uma provocação à (falta de) participação dos “grandes líderes” da América Latina.

      Curtir

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s