IPTU e o verão carioca

veraorioO verão no Rio é ou tem sempre uma novidade. Já teve o píer de Ipanema e as Dunas da Gal, o Circo Voador no Arpoador, o Rock n’Rio, o apitaço do Posto 9… Noves fora essas grandes ‘marcas’, sempre aparece um bar, uma gíria nova e um monte de outras coisas. Sempre novas. E talvez seja por isso que, apesar de muita gente tentar destruir, o Rio continua sendo o Rio.

A novidade desse ano é o boicote ao IPTU. O Jornal do Brasil de hoje (17/01) diz que o movimento provoca uma união histórica e inédita entre as zonas sul e norte da cidade. Por um lado, esse manchete não vale pois sempre que dá merda (lembrem das grandes enchentes e o desabamento do Paulo de Frontin, por exemplo) o carioca – como bom brasileiro que é – se junta. Mas talvez, politicamente, o jornal esteja certo.

César Maia

César Maia

O movimento que começou no alto-leblon, já se espalha pela cidade. Na minha Vila vai ter até eleição para decidir se a população do bairro adere ou não ao movimento (isso é que é democracia, ô bairro porreta!!!). A idéia, pra quem não está sabendo de nada, é não pagar o IPTU (principal fonte de arrecadação da prefeitura) como um protesto contra a desordem urbana. Na verdade, os que aderiram vão pagar mas só depois das eleições para prefeito, fazendo pressão contra o César Maia e deixando-o sem grana para as obras eleitoreiras.

A idéia em si não é novidade. Não li mas alguém me contou que leu ou viu o Diogo Mainardi falando que não deveria pagar imposto nenhum pois era obrigado a pagar – além de impostos etc. – todos os serviços: saúde, educação, segurança…

Não sou fã dele não, acho até meio chato, mas até que não é má idéia. Vamos parar de pagar todo e qualquer imposto, pois nada funciona como deveria. As cidades estão cada vez mais favelizadas, as ruas e calçadas (meus joelhos e tornozelos que os digam) cada vez mais esburacadas, os hospitais públicos completamente abandonados etc. etc. etc.

Sobre o IPTU, propriamente dito, esse movimento vai servir mesmo para sinalizar que a população está insatisfeita e é capaz de se mobilizar. Isso é bom. O trágico é ouvir frases como a que eu ouvi ontem: “não adianta nada não pagar IPTU. Quando é contra o governo, a gente tem mais é que se fuder e agradecer. Porque pode piorar”.

Particularmente, sou a favor de qualquer movimento de mobilização política (fora os abraços à Lagoa), passeatas, boicotes e o que mais vier. Sou a favor de não pagarmos o IPTU para obrigar nosso alcaide a cuidar da cidade como deve. Mas não podemos esquecer que nem tudo o que está errado na cidade é culpa do prefeito. Não é Sr. Cabral? Não é Sr. Lula?

Martinho da Vila

Martinho da Vila

Mas o que eu acredito mesmo como solução para o Brasil é desfazer o Brasil. É, isso mesmo: desfazer o Brasil. Vamos transformar cada estado em um novo país e pronto. Imaginem que, com dimensões reduzidas e autonomia real, seria mais simples encontrar as soluções e fiscalizar nossos políticos. Parece piada? Talvez, mas pensem a respeito. Nem que seja só pra matar o tempo. Daria um pouco de trabalho pra organizar o futebol e um ou outro detalhe a mais, mas – se por acaso, aprovarem – minha indicação para compor o hino do Rio de Janeiro é Martinho da Vila.

Anúncios

3 comentários em “IPTU e o verão carioca

  1. O blog está bárbaro. Parabéns!
    Só tenho uma dúvida em relação ao IPTU: é verdade o que disse hoje o nosso odiado prefeito? Se depositarmos em juízo e deixarmos para pagar só depois das eleições, vamos mesmo acabar pagando muito mais (com juros e multa?
    E nosso imposto sindical, sabe até quando temos que pagar? Não lembro mais como pegar aquele boleto no site da Caixa.
    Como você foi no Bndes? Estudou muito? Pra variar, me ferrei. Tenho mesmo é que estudar.
    Enfim, como vê, você virou meu consultor. Feliz Ano Novo!

    Curtir

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s